domingo, 27 de agosto de 2023

📚 Partes da Planta


PARTES DA PLANTA

As plantas são seres vivos e, assim como as pessoas, elas também nascem, crescem, se reproduzem e morrem. A diferença é que elas não são humanos, são vegetais. As partes da planta são: raiz, caule, folha, flor, fruto e semente. Para as plantinhas viverem, cada parte dela tem que fazer o seu trabalho.

Vamos saber quais são?

RAIZ: a raiz é a base das plantas. O seu trabalho é puxar da terra a água e os nutrientes para as plantinhas, como se fosse um canudinho num copinho de água. A maior parte das raízes fica embaixo da terra e pode ter vários formatos e tamanhos. Você sabia que comemos algumas delas? Exemplos: mandioca, cenoura e gengibre.

CAULE: o caule é a parte que deixa a planta de pé. O seu trabalho é levar os nutrientes que a raiz sugou e repartir por toda a plantinha. O caule é muito importante para todos nós. Além de comermos alguns deles, eles sevem para fazer o lápis e o papel que usamos na escola. Exemplos: cana-de-açúcar, palmito e alho-poró.

FOLHA: a folha é verdinha, porque tem clorofila, que é como se fosse uma tinta. O trabalho da folha é transformar a luz dol em energia. Isso faz com que as plantinhas cresçam saudáveis. Há algumas folhas que nós podemos saber. As saladas, tão boas para a saúde, são feitas com folhas. Exemplo: espinafre, couve, alface e rúcula.

FLOR: a principal tarefa da flor é formar os frutos e as sementes.

FRUTO: o fruto é a parte da planta que nós mais comemos. Os frutos são gostosos, nutritivos e também têm o trabalho de proteger as sementinhas. Exemplos: tomate, pepino e berinjela.

SEMENTE: a semente é pequenininha e fica escondida do fruto. O seu trabalho é dar origem a uma nova plantinha. Quase todos os dias nós comemos sementes. Exemplos: arroz, feijão, milho e lentilha.

No entanto, vale ressaltar que essas partes não estão presentes em todas as plantas.

Por exemplo, os musgos  e as samambaias não tem flores, nem frutos e se reproduzem através de esporos. Já as folhas dos cactos, se modificaram durante o seu processo evolutivo dando lugar aos espinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário