terça-feira, 12 de setembro de 2023

📚 A árvore generosa: texto e atividade


A árvore generosa
(texto adaptado do livro de Shel Silverstein
 e tradução de Fernando Sabino)

Era uma vez uma árvore que amava muito um menino. E todos os dias o menino vinha, juntava suas folhas e com elas fazia coroas de rei. E com a árvore, brincava de rei da floresta. Subia no seu grosso tronco, balançava-se em seus galhos! Comia seus frutos.
Brincavam de esconder, e quando ficava cansado, o menino repousava à sua sombra fresquinha.
O menino amava a árvore profundamente e a árvore era muito feliz!
Mas o tempo passou e o menino cresceu. E muitas vezes, a árvore ficava sozinha.
Um dia, o menino veio e a árvore disse:
-Menino, venha subir no meu tronco, balançar-se nos meus galhos, repousar na minha sombra, comer as minhas maçãs e ser feliz!
-Estou grande demais para brincar. Quero comprar muitas coisas, eu quero me divertir e preciso de dinheiro, Você tem algum dinheiro que possa me oferecer?
-Sinto muito, disse a árvore, mas eu não tenho dinheiro. Tenho apenas minhas folhas e as minhas maçãs. Mas leve as maçãs, você pode vendê-las na cidade e assim terá dinheiro e será muito feliz.
E então, o menino subiu pelo tronco, colheu as maçãs e levou-as embora.
E a árvore ficou feliz!
Mas o menino sumiu por muito tempo. E a árvore ficou tristonha outra vez.
Um dia, o menino veio e a árvore estremeceu, tamanha a sua alegria, e ela disse:
-Venha menino, venha subir no meu tronco, balançar-se nos meus galhos e ser feliz!
-Estou muito ocupado para subir em árvores. Eu quero uma esposa, quero ter filhos e para isso é preciso que eu tenha uma casa. Você tem uma casa para me oferecer?
E a árvore respondeu:
-Eu não tenho casa. Mas corte os meus galhos, faça a sua casa e seja feliz.
O menino depressa cortou os galhos da árvore e levou-os embora para fazer uma casa.
E a Arvore ficou feliz!
O menino ficou longe por um longo, longo tempo, e no dia que voltou, a árvore ficou alegre, de uma alegria tamanha que mal podia falar. Então disse:
-Venha, venha, meu menino, venha brincar!
E o menino respondeu:
-Estou velho para brincar e estou também muito triste. Eu quero um barco ligeiro que me leve para bem longe. Você tem algum barquinho que possa me oferecer?
E a árvore disse:
-Corte meu tronco e faça seu barco. Viaje para longe e seja feliz!
O menino cortou o tronco, fez um barco e viajou.
E a árvore ficou feliz!
Muito tempo depois, o menino voltou. Encontrou a árvore e ela disse meio triste:
-Desculpe menino, não tenho mais nada para te oferecer, os frutos já se foram.
-Meus dentes são fracos demais para frutos, falou o menino.
-Já se foram os galhos para você balançar, disse a árvore.
-Já não tenho idade para me balançar, falou o menino.
-Não tenho mais tronco para você subir, disse a árvore.
-Estou muito cansado e já não sei subir, falou o menino.
-Eu bem que gostaria de ter qualquer coisa pra lhe oferecer, suspirou a árvore. Mas nada me resta e eu sou apenas um toco sem graça, desculpe...
-Já não quero muita coisa, só um lugar sossegado onde possa me sentar, pois estou muito cansado, disse o menino.
Pois bem, respondeu a árvore, enchendo-se de alegria.
-Eu sou apenas um toco, mas um toco é muito útil para sentar e descansar. Venha menino, depressa e sente-se em mim e descanse. Foi o que o menino fez.
E a árvore ficou muito feliz.

ATIVIDADE

1-Qual o título do texto e quem é o autor?

2-Que outro título você daria para a história?

3-Quem são os personagens principais do texto?

4-O texto fala sobre:
(  ) A amizade do menino com a natureza.
(  ) A rivalidade da árvore e do menino.
(  ) A amizade da árvore e do menino.

5-Segundo o texto, o que o menino fazia quando ficava cansado?
(  )Ia para casa tomar banho e descansar.
(  )Repousava na sombra da árvore.
(  )Sentava na beira de um rio.

6-Responda, de acordo com o texto:
a)Onde o menino repousava na árvore?
b)O que o menino fazia com as folhas da árvore?
c)A árvore deu seus galhos para o menino fazer o quê?
d)O que o menino fez com o tronco da árvore?
e)O que a árvore deu para o menino, quando ele pediu dinheiro?

7-Na frase: "E com elas fazia coroas de rei." A palavra sublinhada se refere a:
(   )Árvore
(   )Sombra
(   )Folhas

8- Complete com as frases, de acordo com o texto:
a) Era uma vez uma __ que amava muito o menino.
b) E todos os dias, o  vinha e juntava suas .
c)O menino  e a árvore ficava .
d)A árvore deu suas __ para o menino vender e ter dinheiro.
e)O menino queria um _ e usou o  da árvore para fazer.
f)E depressa  os galhos para fazer uma .

9- Separe as palavras em sílabas e classifique-as quanto ao número de sílabas:
a)Árvore-
b)Não-
c)Profundamente-
d)Tronco-
e)Brincava-
F)Seu-
g)Barco-
h)Balançava-

10-Escolha 3 palavras da questão anterior e elabore uma frase:

11-Escreva 3 adjetivos para a árvore e para o menino:

12-Em sua opinião, qual era o motivo da árvore se sentir feliz com o menino?

Nenhum comentário:

Postar um comentário