Confira uma sugestão de Plano de Aula para abordar o Combate ao Trabalho Infantil em turmas de 4° e 5° ano...
Plano de Aula:
Combate ao Trabalho Infantil
Público-alvo: estudantes do 4° e 5º ano
Tema: Combate ao Trabalho Infantil
Objetivos:
- Sensibilizar os alunos sobre a temática do trabalho infantil.
- Desenvolver empatia e compreensão sobre os direitos da criança.
- Estimular o pensamento crítico e a capacidade de argumentação.
Habilidades da BNCC - 4° ano:
- (EF04LP01) Ler e compreender textos que abordem temas sociais, como o trabalho infantil, e reconhecer a importância da proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes.
- (EF04LP02) Produzir textos que expressem opiniões e sentimentos sobre temas sociais, como o trabalho infantil, e reconhecer a importância da argumentação e do respeito às diferentes opiniões.
- (EF04LP02) Produzir textos que expressem opiniões e sentimentos sobre temas sociais, como o trabalho infantil, e reconhecer a importância da argumentação e do respeito às diferentes opiniões.
Habilidades da BNCC - 5° ano:
- (EF15HI06) Identificar práticas de respeito aos direitos da criança e do adolescente e reconhecer a importância da convivência em sociedade.
Estrutura da Aula
Introdução (10 minutos):
- Inicie a aula com uma roda de conversa.
- Pergunte aos alunos o que eles entendem por trabalho infantil.
- Registre as ideias no quadro.
- Trazer uma breve explicação sobre o tema, destacando que o trabalho infantil é prejudicial ao seu desenvolvimento e aos seus direitos.
Atividade em Grupo (20 minutos):
- (EF15HI06) Identificar práticas de respeito aos direitos da criança e do adolescente e reconhecer a importância da convivência em sociedade.
Estrutura da Aula
Introdução (10 minutos):
- Inicie a aula com uma roda de conversa.
- Pergunte aos alunos o que eles entendem por trabalho infantil.
- Registre as ideias no quadro.
- Trazer uma breve explicação sobre o tema, destacando que o trabalho infantil é prejudicial ao seu desenvolvimento e aos seus direitos.
Atividade em Grupo (20 minutos):
- Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos.
- Cada grupo deverá criar um cartaz sobre o tema "O que é o trabalho infantil?" e "Como podemos combatê-lo?".
- Eles devem utilizar papel, canetinhas e outros materiais disponíveis.
- O cartaz deve conter:
●Definição do trabalho infantil.
●Principais causas.
●Formas de combate.
- Tempo para o grupo discutir e criar: 15 minutos.
- Tempo para compartilhar os cartazes: 5 minutos.
Reflexão e Debate (10 minutos):
Após a apresentação dos cartazes, proponha um debate. Pergunte:
- Como cada um se sente ao saber que crianças trabalham?
- O que podemos fazer para ajudar?
Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões e incentivem uns aos outros a falarem.
Sistematização e Registro (5 minutos):
Com os alunos, elabore uma lista de ações que podem ser realizadas na escola e na comunidade para combater o trabalho infantil.
Anote as ideias no quadro e incentive os alunos a levarem essas sugestões para suas casas, conversando com a família.
- Cada grupo deverá criar um cartaz sobre o tema "O que é o trabalho infantil?" e "Como podemos combatê-lo?".
- Eles devem utilizar papel, canetinhas e outros materiais disponíveis.
- O cartaz deve conter:
●Definição do trabalho infantil.
●Principais causas.
●Formas de combate.
- Tempo para o grupo discutir e criar: 15 minutos.
- Tempo para compartilhar os cartazes: 5 minutos.
Reflexão e Debate (10 minutos):
Após a apresentação dos cartazes, proponha um debate. Pergunte:
- Como cada um se sente ao saber que crianças trabalham?
- O que podemos fazer para ajudar?
Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões e incentivem uns aos outros a falarem.
Sistematização e Registro (5 minutos):
Com os alunos, elabore uma lista de ações que podem ser realizadas na escola e na comunidade para combater o trabalho infantil.
Anote as ideias no quadro e incentive os alunos a levarem essas sugestões para suas casas, conversando com a família.
Avaliação:
Avalie a participação dos alunos nas etapas da aula e no debate, observando se eles demonstraram compreensão sobre o tema e empatia em relação a crianças que enfrentam essa realidade.
Material Necessário:
- Papel grande para cartazes.
- Canetinhas, lápis de cor e outros materiais de desenho.
- Quadro e giz para anotação.
Avalie a participação dos alunos nas etapas da aula e no debate, observando se eles demonstraram compreensão sobre o tema e empatia em relação a crianças que enfrentam essa realidade.
Material Necessário:
- Papel grande para cartazes.
- Canetinhas, lápis de cor e outros materiais de desenho.
- Quadro e giz para anotação.
Considerações Finais:
Essa abordagem não só sensibiliza os alunos sobre a importância da questão, mas também os envolve ativamente, desenvolvendo suas habilidades de trabalho em grupo e comunicação.
Essa abordagem não só sensibiliza os alunos sobre a importância da questão, mas também os envolve ativamente, desenvolvendo suas habilidades de trabalho em grupo e comunicação.
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