segunda-feira, 28 de agosto de 2023

📚 Lenda do Curupira


Lenda do Curupira 

Curupira é um ser mítico do folclore brasileiro conhecido por ser o guardião da floresta e por punir aqueles que entram nela para derrubar árvores ou caçar os animais. O curupira é personagem de uma lenda que se originou na cultura indígena brasileira e é muitopopular na Região Norte do país, sobretudo no Amazonas e Pará. A origem do nome é tupi-guarani e significa "corpo de menino".

Suas características físicas são bastante conhecidas, a lenda diz que o curupira é pequeno (alguns chamam-no de “anão”), tem os cabelos vermelhos como fogo, e seus pés são posicionados ao contrário, com os calcanhares para frente.

Curupira gosta de pregar peças nos caçadores que entram na floresta. Ele pode disfarçar-se de caça e, assim, atrair a atenção do caçador, que inicia uma perseguição à sua suposta presa e, então, perde-se no meio da floresta. Ele também pode atormentar os caçadores com um assovio ensurdecedor. As vítimas do curupira ficam atordoadas pelo som e por não saber de onde e quem está emitindo-o. Reza a lenda que, caso encontre o curupira na floresta, você pode escapar dele fazendo um nó em um pedaço de cipó.

No entanto, achar o Curupira por conta própria na floresta é quase impossível, já seus pés ao contrário sempre enganam sobre seu caminho.

Reza a lenda, que ele vive dentro de uma árvore, e se um dia você sentir sua presença, o melhor a fazer é sair correndo, pois quem o encontrou nunca mais foi o mesmo...

Em 17 de julho, Dia da Proteção às Florestas, também é celebrado o dia do Curupira, guardião das florestas brasileiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário