DIA DOS PROFESSORES
É celebrado no dia 15 de outubro. A data escolhida para comemorar o Dia do Professor faz referência ao dia 15 de outubro de 1827, quando Dom Pedro I, Imperador do Brasil, decretou uma Lei Imperial responsável pela criação do Ensino Elementar no Brasil, chamada de “Escola de Primeiras Letras”. Através dessa norma, todas as cidades deveriam ter suas escolas de primeiro grau.
Esse decreto possuía 17 artigos e tratava de temas como: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados.
A primeira grande contribuição da lei foi a determinação que obrigava as Escolas de Primeiras Letras (fase hoje conhecida como Ensino Fundamental) a ensinarem para meninas e meninos a leitura, a escrita e as quatro operações de cálculo.
Nessas escolas, também eram ensinadas noções gerais de geometria prática (disciplina não ministrada às meninas, que, em vez disso, tinham aulas de corte e costura, bordado e culinária).
Graças ao decreto, as primeiras escolas primárias do país chegaram a todas as vilas, cidades e lugares mais populosos do Brasil, fato que contribuiu para a difusão do saber escolarizado.
No entanto, apesar de apresentar muitas ideias inovadoras, escolas criadas a partir da data desse decreto continuaram com funcionamento precário.
A criação do Dia do Professor no 15 de outubro, no Brasil, surgiu no século XX, mais precisamente em 1947. Essa data foi sugerida pelo professor Salomão Becker para que os profissionais da educação tivessem um dia de descanso no segundo semestre, já que esse período no calendário letivo escolar era extenso na época. Salomão Becker ficou bastante conhecido pelo seu amor à educação, ato de ensinar e pela frase “Professor é profissão. Educador é missão”.
No ano seguinte, em 1948, o Dia dos Professores foi oficializado como data comemorativa e feriado estadual em Santa Catarina. Mas, para isso acontecer, uma figura foi fundamental: Antonieta de Barros, jornalista, professora e política brasileira.
Antonieta de Barros foi deputada estadual em duas legislaturas de Santa Catarina e inspiração para o movimento negro, além de ter contribuído no parlamento, na imprensa e no magistério. Foi uma ativa defensora da emancipação feminina, de uma educação de qualidade para todos e pelo reconhecimento da cultura negra, em especial no sul do Brasil. Em sua segunda passagem pelo parlamento, criou a Lei Nº 145, de 12 de outubro de 1948, que instituiu o dia do professor e o feriado escolar em 15 de outubro. Na justificativa para a criação da data, Antonieta enfatiza a importância do educador: “Não há quem não reconheça, à luz da civilização, o inestimável serviço do professor”.
Após 16 anos da ideia de Becker e 15 após a lei de Antonieta, essa data foi oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo decreto federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963, aprovado pelo presidente João Goulart e pelo então ministro da Educação Paulo de Tarso.
Em 1994, o Dia Mundial dos Professores foi estabelecido pela Unesco como World Teachers’ Day, sendo celebrado internacionalmente em 5 de outubro.
Mensagem da UNESCO em comemoração ao Dia Mundial do Professor: "A educação é um direito humano fundamental e um bem público. Ela transforma vidas, ao conduzir o desenvolvimento econômico e social. Ela promove a paz, a tolerância e a inclusão social. Ela é a chave para a erradicação da pobreza. Por fim, ela permite que crianças e jovens realizem seu potencial".
Ainda no dia 15 de outubro, comemora-se o Dia de Santa Tereza D’Ávila, também conhecida como Santa Teresa de Jesus, a padroeira dos professores.
Ser professor é ser um profissional que forma outros profissionais, portanto, uma das áreas de atuação mais importantes no mundo.
Sugestão de painel decorativo para celebrar o Dia dos Professores:
Para baixar o painel CLIQUE AQUI
Nenhum comentário:
Postar um comentário