PROJETO - PROFISSÕES
PÚBLICO ALVO:
●Educação Infantil
●Crianças de 3 a 4 anos
ÁREAS:
●Natureza e Sociedade
ÁREAS:
●Natureza e Sociedade
●Identidade e Autonomia
DURAÇÃO:
5 semanas
JUSTIFICATIVA:
OBJETIVOS:
-Despertar a curiosidade pela profissão dos pais.
ATIVIDADE 1:
1º momento:
-Profissão
-Há quanto tempo atua nesta área.
-Quais tarefas realiza?
-Nome do local onde trabalha.
2º momento:
ATIVIDADE 2:
1º momento:
DURAÇÃO:
5 semanas
JUSTIFICATIVA:
Este projeto visa apresentar às crianças diversas profissões e a importância social de cada uma delas, objetivando o conhecimento das diversas áreas profissionais, assim como reconhecimento, respeito e cooperação em relação às pessoas em suas diferentes funções.
OBJETIVOS:
-Identificar as profissões existentes em seu ambiente escolar e familiar;
-Conhecer e valorizar as diferentes profissões;-Despertar a curiosidade pela profissão dos pais.
DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES
ATIVIDADE 1:
1º momento:
Questione a turma sobre as profissões que conhecem. Proponha a realização de uma pesquisa em casa com duas pessoas, podendo ser os pais/responsáveis. Seguem algumas sugestões de questões orientadoras:
-Nome-Profissão
-Há quanto tempo atua nesta área.
-Quais tarefas realiza?
-Nome do local onde trabalha.
-De que o pesquisado mais gosta em seu trabalho.
2º momento:
Proponha a socialização das respostas da pesquisa a partir de um diálogo com a turma. Incentive as crianças a expressarem suas dúvidas, falarem das curiosidades que descobriram a partir da pesquisa, etc.
ATIVIDADE 2:
1º momento:
Dialogue com as crianças sobre as profissões da área da saúde. Esta área é sugerida, pois as crianças têm um contato maior com os profissionais que nela atuam: frequentam consultórios médicos, odontológicos, etc. Dessa forma, a situação pode ser mais contextualizada com exemplos de atuações profissionais próximas às crianças.
2º momento:
Em um segundo momento, solicite à turma a representação das profissões discutidas através de desenhos: médico, fisioterapeuta, enfermeiro, dentista, veterinário, nutricionista, entre outros.
Proponha a socialização dos desenhos produzidos e sua explicação.
3º momento:
4º momento:
ATIVIDADE 3:
1º momento:
Proponha à turma descobrir os objetos utilizados nas profissões desenhadas. Portanto, antes dessa atividade, você deve providenciar alguns instrumentos, como seringas (sem agulha), estetoscópio, bola, escova de dentes, imagens de animais, balança... Descreva a profissão para as crianças e solicite que elas peguem o material necessário para o exercício da profissão.
4º momento:
Solicite às crianças a produção de um cartaz coletivo representando as profissões da área da saúde e sua importância para a sociedade. Oferte revistas usadas e solicite o recorte de imagens e a colagem no papel Kraft.
ATIVIDADE 3:
1º momento:
Converse com a turma sobre as profissões presentes no ambiente escolar. Faça uma visita com a turma à secretaria da escola, à biblioteca, à cantina, à sala da coordenação, à portaria e à sala de professores para observar o trabalho dos profissionais que lá atuam.
2º momento:
ATIVIDADE 4:
1º momento:
- Quem planta legumes/verduras/frutas?
- Quem cria boi/vacas?
- Quem vende carne/leite/peixe?
2º momento:
Como forma de registrar este momento, sugere-se que seja produzido um baralho representando as profissões encontradas na escola. Solicite a criação dos desenhos das profissões pelos estudantes e faça cópias dos desenhos produzidos. Proponha às crianças o jogo de encontrar os pares, em que vence quem fizer o maior número de pares.
ATIVIDADE 4:
1º momento:
Neste momento, você pode realizar uma brincadeira de adivinhação. Descreva as atividades exercidas em várias profissões e solicite que a turma descubra o profissional que as realiza. Sugestões:
- Quem fabrica o pão?- Quem planta legumes/verduras/frutas?
- Quem cria boi/vacas?
- Quem vende carne/leite/peixe?
2º momento:
Proponha a realização de uma pintura representando a profissão do agricultor.
3º momento:
Proponha à turma a confecção, com massinhas de modelar, dos alimentos que o agricultor planta. Estimule o canto durante a modelagem. Ao final da atividade, socialize ostrabalhos criados.
ATIVIDADE 5:
1º momento:
1º momento:
Incentive as crianças a procurarem, em revistas, imagens de outras profissões,como as de engenheiro, pintor, fotógrafo, jornalista, bombeiro, motorista, etc.
O objetivo deste momento é desenvolver nas crianças a capacidade de identificar outrasprofissões a partir das revistas ofertadas. Você pode montar um cartaz com as imagensencontradas pela turma.
ATIVIDADE 6:
1º momento:
O objetivo deste momento é desenvolver nas crianças a capacidade de identificar outrasprofissões a partir das revistas ofertadas. Você pode montar um cartaz com as imagensencontradas pela turma.
ATIVIDADE 6:
1º momento:
Proponha à turma uma brincadeira de cabeleireiro. O foco desta atividade deve sera higiene. Portanto, dialogue com as crianças sobre a importância deste profissional para manutenção da higiene das pessoas: lavar e cortar os cabelos, por exemplo. Explique também que existe a profissão de barbeiro, que é mais voltada para os cuidados com a higiene masculina. Para isso, solicite anteriormente aos pais/responsáveis escovas, pentes e demais objetos utilizados por esses profissionais. Oferte à turma os materiais trazidos e estimule a brincadeira.
2º momento:
Solicite às crianças que desenhem os profissionais que trabalham cortando e tratando os cabelos. Promova a socialização dos trabalhos produzidos.
3º momento:
Incentive a descrição das profissões de sapateiro, costureira, carteiro, policial e outras cuja finalidade seja a prestação de serviços. Solicite a representação de uma destas profissões através de desenhos e recortes de imagens em revistas.
ATIVIDADE 7:
1º momento:
Após o estudo de várias profissões, proponha à turma uma brincadeira de mímica para descrever a profissão imaginada. Todas as crianças devem participar, realizando uma mímica para que os demais colegas a adivinhem. Este momento é importante para você avaliar o conhecimento dos estudantes acerca das funções exercidas por vários profissionais.
ATIVIDADE 7:
1º momento:
Após o estudo de várias profissões, proponha à turma uma brincadeira de mímica para descrever a profissão imaginada. Todas as crianças devem participar, realizando uma mímica para que os demais colegas a adivinhem. Este momento é importante para você avaliar o conhecimento dos estudantes acerca das funções exercidas por vários profissionais.
2º momento:
O objetivo deste segundo momento é verificar a(s) profissão(ões) com que as crianças mais se identificam. Solicite a criação de um autorretrato, demonstrando a profissão preferida de cada criança. Exponha as criações em sala de aula.
MATERIAIS:
- Lápis de cor;
- Canetinhas;
- Tesoura;
- Cola
- Tintas de diversas cores;
- Revistas usadas;
- Massinhas para modelar;
- Papel Kraft;
- Touca de banho;
- Pente e escova de cabelo;
- Tesoura de brinquedo;
- Datashow.
AVALIAÇÃO:
A avaliação deve ser feita a partir da observação diária dos alunos : envolvimento, interesse, participação, comprometimento, respeito aos colegas do grupo e compreensão do assunto tratado. Também serão consideradas as manifestações apresentadas durante o desenvolvimento do projeto e atividades propostas, tais como desenhos, pinturas, modelagens, mímicas e brincadeiras.
MATERIAIS:
- Lápis de cor;
- Canetinhas;
- Tesoura;
- Cola
- Tintas de diversas cores;
- Revistas usadas;
- Massinhas para modelar;
- Papel Kraft;
- Touca de banho;
- Pente e escova de cabelo;
- Tesoura de brinquedo;
- Datashow.
AVALIAÇÃO:
A avaliação deve ser feita a partir da observação diária dos alunos : envolvimento, interesse, participação, comprometimento, respeito aos colegas do grupo e compreensão do assunto tratado. Também serão consideradas as manifestações apresentadas durante o desenvolvimento do projeto e atividades propostas, tais como desenhos, pinturas, modelagens, mímicas e brincadeiras.
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