O ciclo da água
Na natureza, a água passa de um estado físico para outro constantemente. Ela também está sempre em movimento, mudando de um lugar para o outro. Esses eventos são chamados de ciclo da água ou ciclo hidrológico.
A água do solo e dos oceanos, rios e lagos evapora, ou seja, passa do estado líquido para o estado gasoso, formando o vapor de água. Essa transformação chama-se evaporação.
Os seres vivos também perdem água na forma de vapor, por meio da transpiração, por exemplo. Esse vapor de água vai para a atmosfera. A evaporação aumenta com o calor do Sol.
Nas camadas mais frias da atmosfera, o vapor de água se condensa, ou seja, passa do estado gasoso para o estado líquido, formando as pequenas gotas que compõem as nuvens. O vento desloca as nuvens de um lugar para outro. Essa passagem chama-se condensação.
Quando as nuvens estão carregadas de pequenas gotas, ocorre a precipitação, ou seja, chove. A água volta para a superfície da Terra. Se a temperatura estiver muita baixa, ela pode passar ao estado sólido antes de atingir a superfície, originando a neve ou o granizo. Essa transformação das gotas de água em neve ou granizo é chamada de solidificação.
A fusão ocorre quando acontece o derretimento do gelo, passando do estado sólido para o estado líquido. Na superfície da Terra, a água chega aos mares, rios e lagos. Uma parte dessa água se infiltra no solo e fica armazenada nos depósitos subterrâneos de água.
Ciclo da água:
cobertura vegetal
A vegetação de uma região tem um papel muito importante no ciclo da água, como a proteção do solo e a absorção de água da chuva.
Solo com vegetação: o solo coberto por vegetação é um solo mais poroso, que permite a passagem de líquidos e gases.Isso acontece por causa da presença de canais subterrâneos criados pelas raízes. Assim, a água da chuva penetra facilmente as camadas internas do solo. As plantas absorvem a água pelas raízes. A água restante pode acumular-se em lençóis subterrâneos, que são camadas de solo localizadas acima de rochas impermeáveis e que originam as nascentes de rios.
Solo sem vegetação: quando o solo está sem vegetação, ele fica compactado e sem porosidade. Na ocorrência de chuvas, a área sofre uma erosão, processo em que a água não consegue penetrar no solo e escoa pela superfície, arrastando toda a camada superficial do solo, com seus nutrientes e sedimentos, até as áreas mais baixas.
Ciclo da água:
mananciais
Chamamos de mananciais as fontes de água, ou reservas hídricas, utilizadas no abastecimento público. Podem ser superficiais, como rios, lagos, riachos e represas, ou subterrâneos, como aquíferos e lençóis subterrâneos. A proteção dos mananciais é muito importante para garantir tanto a qualidade quanto a quantidade de água ideais para toda a população. Se um manacial é poluído, toda população que depende de suas águas é prejudicada. Para preservar os mananciais, é preciso impedir o desmatamento, planejar a captação de água para os municípios, evitar grandes áreas de solo impermeabilizado, tratar o esgoto, limitar a construção nas margens dos rios entre outras ações.
ATIVIDADE
1-Na natureza, a água passa por um ciclo.
a) Nesse ciclo o que pode acontecer?
b) Como esses eventos são chamados?
2-Como se chama a passagem da água em fase gasosa para líquida?
3-Relacione corretamente as mudanças do ciclo da água.
( 1 ) Evaporação
( 2 ) Condensação
( 3 ) Solidificação
( 4 ) Fusão
( ) Passagem do estado sólido para o estado líquido.
( ) Passagem do estado gasoso para o estado líquido.
( ) Passagem do estado líquido para o estado sólido.
( ) Passagem do estado líquido para o estado gasoso.
4-Quando as nuvens estão carregadas de pequenas gotas, elas caem em forma de chuva. Esse processo chama-se:
( ) Evaporação
( ) Precipitação
( ) Solidificação
5-A vegetação de uma região tem um papel muito importante no ciclo da água.
a) O que ocorre no solo com vegetação?
b) O que ocorre em um solo sem vegetação?
6-O que são mananciais?
7-Qual é a importância da proteção dos mananciais?
Nenhum comentário:
Postar um comentário