SETEMBRO AMARELO
Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o dia mundial de prevenção do suicídio.
Segundo a Associação Catarinense de Psiquiatria, a cor da campanha foi adotada por causa da história que a inspirou:
"Em 1994, um jovem americano de apenas 17 anos, chamado Mike Emme, tirou a própria vida em seu Mustang 1968 amarelo. Seus amigos e familiares distribuíram no funeral cartões com fitas amarelas e mensagens de apoio para pessoas que estivessem enfrentando o mesmo desespero de Mike, e a mensagem foi se espalhando mundo afora."
Durante o mês da campanha, costuma-se iluminar locais públicos com a cor amarela. A ideia é promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio e divulgar o tema alertando a população sobre a importância de sua discussão.
No Brasil, o suicídio é considerado um problema de saúde pública e sua ocorrência tem aumentado muito entre os jovens. No mundo, o suicídio é a terceira causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos e é a sétima causa de morte de crianças entre 10 e 14 anos de idade. A OMS também afirma que o suicídio tem prevenção em 90% dos casos. O Setembro Amarelo é uma campanha para a sociedade e, por isso conta com a participação de todos.
Toda pessoa tem alguns fatores protetivos e alguns fatores de risco para o suicídio. Sendo assim, na prevenção ao suicídio, várias medidas podem ser tomadas para aumentar os fatores de proteção e diminuir os de risco.
-Buscar e seguir tratamento adequado para doença mental;
-Envolvimento em atividades religiosas ou espirituais.
-Iniciar atividades prazerosas ou que tenham significado para a pessoa, como trabalho voluntário e/ou hobbies.
-Reduzir ou evitar o uso de álcool e outras drogas.
É necessário estar atento a alguns sinais de alerta dados pela pessoa que se encontra em fragilidade emocional, tais como: depressão, uso de substâncias tóxicas, indício de doença mental, mudanças de comportamento, falta de esperança, desfazer-se de objetos pessoais ou se despedir, falar sobre querer morrer ou sumir.
Em situações de crises, especialmente se a pessoa tem uma doença mental, podem surgir pensamentos de morte e até mesmo de suicídio. No entanto, é necessário encontrar melhores maneiras de lidar com os conflitos e superá-los. Para isso, é importante identificar o problema e buscar modos saudáveis e construtivos de enfrentá-lo.
CVV
CENTRO DE VALORIZAÇÃO DA VIDA
O Centro de Valorização da Vida é reconhecido como utilidade pública federal desde a década de 70. É uma organização sem fins lucrativos e filantrópica que busca dar apoio emocional e prevenção do suicídio para quem precisa. Desde 2015, é possível entrar em contato com eles através do telefone, de maneira gratuita. Basta ligar para o número 188. O atendimento é anônimo e realizado por voluntários que guardam sigilo.
ATIVIDADE
1-Qual o objetivo da campanha Setembro Amarelo?
2-Por que o mês de setembro foi escolhido para a campanha?
3-Explique a triste história que inspirou a campanha do Setembro Amarelo:
4-Cite alguns sinais de alerta que podem ser observados e que precedem uma possibilidade de suicídio:
5-Escreva algumas medidas que ajudam a reduzir ou prevenir o suicídio:
6-O que significa a sigla CVV?
7-Explique a atuação da CVV na campanha do Setembro Amarelo:
8-Qual o número para entrar em contato com a CVV?
9-O que você costuma fazer quando se sente ou quando está passando por algum problema?
10-Crie um slogan para a campanha Setembro Amarelo:
11-De que forma você ajudaria uma pessoa a superar um momento triste e difícil?
12-Escreva uma frase de valorização a vida:
13-Construa um acróstico para a campanha:
12-Escreva uma frase de valorização a vida:
13-Construa um acróstico para a campanha:
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