MICRORGANISMOS
Os microrganismos são seres vivos de tamanho pequeno, cujas dimensões não permitem que sejam observados a olho nu pelo homem. Assim, eles só podem ser visualizados ao microscópio.
De modo geral, os microrganismos contribuem na fertilização do solo, reciclagem de substâncias e podem ser usados na fabricação de produtos como iogurte, vinhos, queijos, vinagres, pães e remédios.
Existem ainda os microrganismos patogênicos que causam doenças em seres humanos, animais e plantas.
Os principais grupos de microrganismos são: vírus, bactérias, protozoários, algas e fungos.
Os vírus são organismos microscópicos que não possuem células, só conseguem realizar suas atividades vitais dentro de outra célula viva. Alguns exemplos de doenças causadas por vírus são: gripe, sarampo, febre amarela, meningite, caxumba, hepatite, AIDS, varíola, COVID-19.
As bactérias são organismos muito pequenos formados por uma única célula, ou seja, são unicelulares. Podem ser encontradas em diversos ambientes e são capazes de suportar condições ambientais onde nenhum outro ser vivo conseguiria se desenvolver. Algumas atuam na produção de alimentos e medicamentos. Já outras bactérias podem causar doenças como a cólera, difteria, febre tifoide, lepra, meningite, tuberculose.
Os protozoários apresentam variadas formas corporais e ocupam ambientes úmidos ou o interior de outros organismos. Alguns são parasitas, causadores de doenças. Entre as doenças causadas por protozoários estão: amebíase, giardíase, malária e doença de chagas.
Os fungos possuem diversos tipos de habitat visto que são encontrados no solo, na água, nos vegetais, nos animais, no homem e nos detritos em geral, alguns são utilizados para diferentes fins, como na produção de medicamentos e até mesmo na produção de queijos. O cogumelo é um tipo de fungo que é muito apreciado na culinária, sendo fonte de proteínas. Existem ainda os fungos que podem causar alguma doença como: micoses, sapinho, candidíase e histoplasmose.
As algas são seres eucariontes, fotossintetizantes, clorofiladas, unicelulares ou pluricelulares. Elas podem viver em ambientes terrestres úmidos e aquáticos de água doce ou salgada. São fundamentais para a manutenção da vida na Terra porque liberam grande quantidade de oxigênio para a atmosfera. Apesar de algumas delas se parecerem com plantas, as algas não apresentam folhas, caules ou raízes.
A ciência dos microrganismos é chamada de microbiologia. Ela estuda as propriedades dos microrganismos, seus processos fisiológicos, suas interações com os humanos e suas interações com o meio ambiente. A microbiologia tem uma série de aplicações, como no desenvolvimento de novos medicamentos, no controle de doenças e na produção de alimentos.
ATIVIDADE
1-O que são microrganismos?
2-Qual a função dos microrganismos?
3-Explique o que são microrganismos patogênicos:
4-Quais são os principais grupos de microrganismos?
5-Qual a diferença entre vírus e bactéria?
6-Explique e dê exemplos:
a)Vírus:
b)Bactérias:
c)Protozoários:
d)Fungos:
e)Bactérias:
7-Cite exemplos de doenças causadas por:
a)Vírus:
b)Bactérias:
c)Protozoários:
d)Fungos:
e)Bactérias:
8-Qual a importância das algas?
9-Marque V para verdadeiro e F para falso nas afirmações abaixo:
( )As bactérias e os vírus podem somente ser vistos através dos microscópios.
( )Os protozoários vivem em ambientes úmidos ou no interior de outros organismos.
( )Os vírus precisam de outras células vivas para poder sobreviver.
( )Todos os fungos são microscópicos.
( )Alguns fungos, bactérias, vírus e protozoários podem causar doenças aos seres humanos.
10-Qual o nome da ciência que estuda os microrganismos e o que ela faz?
11-Pesquise e explique com suas palavras como ocorre o processo de fermentação:
11-Pesquise e explique com suas palavras como ocorre o processo de fermentação:
Nenhum comentário:
Postar um comentário