Projeto:
Cada um com seu jeito, cada jeito é de um!
Livro: Cada um com seu jeito, cada jeito é de um!
Autora: Lucimar Rosa Dias
Ilustradora: Sandra Beatriz Lavandeira
Editora: Alvorada
Sinopse:
Público Alvo:
- Alunos do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental.
1.Justificativa:
Cada um com seu jeito, cada jeito é de um!
Livro: Cada um com seu jeito, cada jeito é de um!
Autora: Lucimar Rosa Dias
Ilustradora: Sandra Beatriz Lavandeira
Editora: Alvorada
Sinopse:
O livro “Cada um com seu jeito, cada jeito é de um” conta uma história leve e divertida, mas que possibilita discutir as diferenças físicas e os modos de ser de cada pessoa. Luanda é uma menina sapeca, inteligente, que gosta de brincar e comer chocolate. Sabe o que é mais legal? Ela é super vaidosa e adora usar penteados diferentes! Então um dia ela usa tranças, outro o cabelo preso, outro dia com enfeites, e toda sua família ajuda, papai, mamãe e vovó. Luanda é a personagem dessa história que mostra que as relações de amizade, afeto e respeito devem fazer parte dos grupos sociais em que vivemos.
Público Alvo:
- Alunos do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental.
1.Justificativa:
Promover o apreço pela leitura além de favorecer o desenvolvimento cognitivo e sociocultural das crianças, voltados para os desafios da pesquisa e da integração, estimulando, assim, a criatividade inata do aluno. Proporcionar a interdisciplinaridade e promover o reconhecimento e a valorização das etnias e das características pessoais que fazem de cada indivíduo um ser único.
2.Objetivos Gerais:
-Estimular a participação de situações de comunicação oral e escrita habilitando os educando progressivamente a expressar desejos, necessidades e vontades;
-Promover o gosto e o hábito pela leitura;-Aprimorar a leitura oral do aluno;
-Desenvolver suas habilidades para uma escrita;
-Promover a reflexão sobre os temas propostos no livro;
-Apresentar pontos de vistas sobre os assuntos abordados na temática do livro;
-Proporcionar a interdisciplinaridade;
-Expressar-se livremente;
-Pensar sobre as atitudes que vivenciam na sala de aula e na vida;
-Levar o aluno a perceber a importância de evitar atitudes preconceituosas;
-Incentivar o aluno a valorizar sua autoestima;
-Entender uma sociedade onde a diferença é considerada um valor;
-Questionar os estereótipos de raça de modo lúdico;
-Compreender que cada pessoa tem um jeito diferente de ser.
3. Metodologia:
-Leitura prévia do livro: Cada um com seu jeito, cada jeito é de um!
-Explicações através das imagens e formas geométricas presentes no livro sobre: linhas curvas, reta, corpos redondos e não-redondos, figuras geométrica planas, sólidos e medidas de comprimento;
-Elaboração de tabelas de comparação com auxílio do professor;
- Exercícios de compreensão do livro;-Debates;
-Produção de pequenos textos com temas atuais tendo a professora como escriba;
-Pesquisa sobre animais de estimação dos colegas da sala;
-Músicas e vídeos: Você vai gostar de mim: Xuxa e o Valor das diferenças;
-Apresentação de coreografia referente às musicas citadas acima;
-Elaboração do mural das diferenças com o título do livro.
4. Materiais Utilizados:
-Livro paradidático: Cada um com seu jeito, cada jeito é de um!
-Uso da sala de informática: aplicativos de elaboração de gráficos e tabelas;
-Questionário que deverá ser respondido pelos alunos no momento da entrevista;
-Lápis, borracha, caderno;
-Computador;
-Datashow;
-Som;
-Pendrive;
-Revistas velhas para recortes;
-Cola, tesoura, papel pardo, e papel crepom.
5.Avaliação:
Será através da participação dos alunos nos debates na sala de aula durante a leitura do livro, resultados das atividades que serão corrigidos com a participação dos alunos, interesse dos alunos em participar das atividades propostas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário