A imigração no Brasil
A imigração é um processo que marcou a história de formação do Brasil. O maior fluxo
aconteceu entre os séculos XIX e XX, com a vinda principalmente de imigrantes europeus.
No Brasil é um fenômeno caracterizado pela chegada de estrangeiros ao território nacional ao longo de toda a sua história de formação. Tendo início com os portugueses no século XVI, as correntes de imigração espontânea que chegaram ao Brasil se intensificaram a partir de meados do século XIX, entrando em declínio a partir da década de 1930 devido à imposição de medidas de restrição a esse processo. Durante esse intervalo de tempo, os grupos mais numerosos eram formados por imigrantes italianos, portugueses, alemães, japoneses e árabes.
Os fluxos mais intensos recomeçaram a partir da segunda metade do século XX, com mudanças no perfil dos imigrantes, vindos agora principalmente da América Latina, Ásia e África. Mais recentemente, o Brasil tem sido um importante destino para refugiados de diversas localidades, como Venezuela, Síria, Haiti e Afeganistão, que deixaram seus países em razão de questões como desastres naturais, conflitos e crises políticas e humanitárias.
Diversas foram as causas que motivaram os movimentos imigratórios no Brasil ao longo de sua história. A principal delas foi a econômica, associada inicialmente aos diferentes ciclos produtivos que se sucederam durante o Brasil Colônia e posteriormente no Brasil Império, com a imigração forçada de africanos para o trabalho escravizado nas lavouras e nos engenhos de açúcar. Mais tarde, também com o propósito de trabalho, dessa vez assalariado devido à proibição do tráfico de escravizados, o país recebeu grupos de imigrantes europeus.
Os conflitos internacionais e as guerras, como a Segunda Guerra Mundial e, em um período mais recente, as guerras na Síria e na Ucrânia, estão também entre os motivos pelos quais pessoas de diferentes nacionalidades buscaram e buscam uma nova vida no Brasil.
Crises humanitárias, econômicas e políticas com impactos diretos para a sociedade, perseguições por motivos político-ideológicos, étnicos ou religiosos e mesmo desastres naturais, como o terremoto que devastou o Haiti em 2010, condicionaram a vinda de imigrantes ao país.
ATIVIDADE
1-complete as frases de acordo com o texto:
a)A______________é um processo que marcou a história de formação do Brasil.
b)O maior fluxo aconteceu entre os séculos ___________e__________, com a vinda principalmente de imigrantes europeus.
c)O Brasil recebeu imigrantes principalmente da__________________, Ásia e África.
d)Mais recentemente, o Brasil tem sido um importante destino para refugiados de diversas localidades, como Venezuela, Síria, Haiti e___________________, que deixaram seus
países em razão de questões como desastres naturais, conflitos e crises políticas e humanitárias.
2- Responda:
a) Qual foi a principal causa da imigração?
b) Que nação teve imigração forçada para o Brasil?
c) Depois de terem tido uma imigração forçada, onde os africanos trabalhavam?
d) O que aconteceu depois devido à proibição do tráfico de escravizados?
3- Marque um x na resposta correta:
( ) Os conflitos internacionais e as guerras, como a Segunda Guerra Mundial e, em um período mais recente, as guerras na Síria e na Ucrânia, estão também entre os motivos pelos quais pessoas de diferentes nacionalidades buscaram e buscam uma nova vida no Brasil.
( ) As pessoas migram para o Brasil porque aqui o clima é mais agradável.
( ) Os imigrantes vem para o Brasil porque buscam uma melhor condição de vida.
( ) Os imigrantes vem para o Brasil porque seus países sofrem com crises humanitárias, econômicas e políticas, perseguições religiosas, desastres naturais, como o terremoto entre outras coisas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário