O Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é comemorado anualmente em 1º de maio no Brasil e é feriado nacional.
Além do Brasil, para vários outros países é um feriado nacional com em: Portugal, Rússia, França, Espanha, Argentina, entre outras nações. Onde aproveitam a data para realizarem festas, manifestações, passeatas e exposições.
Esta data representa o momento que os empregados e as empresas têm para refletir sobre as legislações trabalhistas, normas e demais regras de trabalho.
A História do Dia do trabalhador iniciou em 1886, nos Estados Unidos da América, mais precisamente na cidade de Chicago. Em 1º de maio deste ano, milhares de trabalhadores organizaram uma manifestações nas ruas, reivindicando melhores condições de trabalho, que incluía a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. Ocorreu uma greve geral nos Estados Unidos ,nunca vista antes.
Em dado momento ocorreu um conflito entre policiais e manifestantes que provocou a morte de alguns trabalhadores, o que gerou uma grande revolta além de outros conflitos violentos com policiais. Como resultado houve diversos mortos e feridos, marcando assim a história da luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho.
No dia 4 de maio, uma terça-feira, cerca de 2.500 manifestantes se reuniram em assembleia em Chicago, na praça Haymarket. O evento começou por volta das 8h30, debaixo de chuva fina.
Os participantes pretendiam debater os rumos do movimento depois que, na véspera, policiais haviam atingido mortalmente dois manifestantes que faziam piquete na porta de uma fábrica.
Por volta das 10h30, quando a maior parte das pessoas já havia deixado o local, 176 policiais fizeram um barreira para conter cerca de 200 manifestantes que ainda estavam na praça. Pediram que eles se retirassem, e na sequência começaram a atirar. No meio da confusão, uma bomba foi lançada na direção dos agentes da lei. Na confusão que se instalou, morreram quatro trabalhadores, mas também sete policiais, e mais de 130 pessoas ficaram feridas.
No Brasil, no dia 26 de setembro de 1924 esta data tornou-se oficial, depois da criação do decreto nº 4.859 do então presidente Arthur da Silva Bernardes, que estabeleceu esta data como feriado nacional, em homenagem aos mártires do trabalho e confraternização das classes operárias.
No entanto, nas décadas de 1930 e 1940, o presidente Getúlio Vargas passou a utilizar a data para divulgar a criação de leis e benefícios trabalhistas. Vargas passou a chamar a data de “Dia do Trabalhador”.
O feriado era usado pelo governo para anunciar benefícios para os trabalhadores, como o aumento anual do salário mínimo.
Fatos históricos importantes para o Brasil relacionados ao dia 1º de maio:
- Em 1º de maio de 1940, o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo. Este deveria suprir as necessidades básicas de uma família (moradia, alimentação, saúde, vestuário, educação e lazer).
- Em 1º de maio de 1941 foi criada a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, as relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores.
- O feriado era usado pelo governo para anunciar benefícios para os trabalhadores, como o aumento anual do salário mínimo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário