O cabelo de LelĂȘ
Livro: O cabelo de LelĂȘ
De: Valéria Belém
IlustraçÔes: Adriana Mendonça
Editora: Companhia Editora Nacional
Sinopse:
LelĂȘ nĂŁo gosta do que vĂȘ - de onde vem tantos cachinhos? Ela vive a se perguntar. E essa resposta ela encontra num livro, em que descobre sua histĂłria e a beleza da herança africana.
PĂșblico alvo:
-Alunos das séries iniciais e ensino fundamental.
Objetivos:
-Conhecer as influĂȘncias culturais afrodescendentes;
-Valorizar a cultura afrodescendente;
-Construir a relação do passado â presente â futuro;
-Apontar diferenças e semelhanças;
-Participar de uma manifestação afrodescendente;
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com os alunos:
-Ler e interpretar histĂłrias;
-Opinar sobre a histĂłria contada;
-Ter criatividade em elaborar outra histĂłria a partir da que foi apresentada;
-Ter desenvoltura para dramatizar uma histĂłria;
-Ter noçÔesbåsicas de temporalidade - ontem, hoje e amanhã.
Estratégias e recursos da aula:
-1ÂȘ atividade:
A professora inicia a aula lendo e apresentando o livro âO cabelo de LelĂȘâ da autora ValĂ©ria BelĂ©m.
Explora a capa do livro, pergunta qual a ideia que eles tĂȘm sobre o livro.
OBS: Professora aproveite esse momento para perceber quais informaçÔes e conceitos que eles tĂȘm acerca do tema.
-2ÂȘ atividade:
A professora propĂ”e Ă turma uma contação de historia do livro: âO cabelos de LelĂȘ â , de ValĂ©ria BelĂ©m â Editora Nacional.
Os alunos deverĂŁo sentar-se em roda para ouvir a histĂłria que a professora contarĂĄ.
Após a contação da história, a professora farå algumas indagaçÔes à turma, que por sua vez responderå de maneira informal as seguintes questÔes:
-Como Ă© o cabelo de LelĂȘ?-Quais sĂŁo as caracterĂsticas principais de LelĂȘ?
-Por que LelĂȘ apresenta tais caracterĂsticas?
-Qual serĂĄ a razĂŁo de LelĂȘ apresentar tais caracterĂsticas?
-Na sala de aula existe algum colega que apresente tais caracterĂsticas? Justifique sua resposta.
ApĂłs as indagaçÔes a professora dividirĂĄ a turma em quatro grupos com cinco componentes cada, distribuirĂĄ uma peruca preta e encaracolada, uma bola de isopor do tamanho de uma cabeça infantil, pente, escova de cabelos e enfeites. SolicitarĂĄ que os grupos de maneira lĂșdica experimentem explorar os cabelos de LelĂȘ.
-3ÂȘ atividade:
ApĂłs a brincadeira, a professora solicitarĂĄ aos alunos que elaborem um texto contando da LelĂȘ criada por cada um deles, de forma individual e com ilustração em uma folha de caderno meia pauta.
No segundo momento, a professora pedirĂĄ que os alunos oralmente, criem outra histĂłria de LelĂȘ, obedecendo a ordenação e seqĂŒĂȘncia dos fatos ( começo, meio e fim ).
Enquanto cada aluno narra partes da história, a professora farå o registro em um blocão, na posição de escrita da turma, no momento.
-4ÂȘ atividade:
Após a história devidamente registrada, a professora farå a proposta de que a turma realize a dramatização da história elaborada por eles no blocão.
Para que haja a dramatização, a professora solicitarå que a turma seja dividida em quatro grupos com cinco componentes cada, com a finalidade de, fazer a escolha dos personagens e suas falas, através de um sorteio.
Realizado o sorteio, serĂĄ feita a escolha do tĂtulo da peça a ser dramatizada.
Para a dramatização, a professora farå a proposta que cada grupo assuma uma das seguintes tarefas : cenårio, figurino, tempo de ensaio e elaboração do convite divertido para as outras turmas assistirem à peça.
-5ÂȘ atividade:
Entregar a cada criança um desenho com a carinha de LelĂȘ, onde deverĂĄ recortar e colar em uma folha de papel A4, completando o desenho do seu corpo.
Depois cada criança registrarĂĄ na prĂłpria folha como se sentem com âO cabelo de LelĂȘâ.
-6ÂȘ atividade:
A professora conversa com os alunos sobre a influĂȘncia africana no Brasil.
Faz uma listagem sobre os tipos de heranças africanas:
-ManifestaçÔes culturais;
-Alimentação;
-Palavras;
-ReligiĂŁo;
Escolhe com a classe dois aspectos citados acima para pesquisarem e assim conhecerem mais sobre o tema em questĂŁo.
-7ÂȘ atividade:
A professora faz uma pesquisa inicial apresentando à classe algumas palavras de origem africana próximas do vocabulårio das crianças.
Depois divide a turma em grupos e cada grupo fica responsĂĄvel por um grupo de letras do alfabeto que deverĂŁo pesquisar as palavras de origem africana e trazer para a sala de aula com seus respectivos significados.
Segue exemplo para iniciar o trabalho.
GLOSSĂRIO DE PALAVRAS DE ORIGEM AFRICANAS
PALAVRA SIGNIFICADO ILUSTRAĂĂO
A â AGOGO Instrumento musical
B â BAOBĂ Ărvore com um tronco enorme
C â CAFUNĂ Carinho, afago
D â DENGO Manha, birra
E â
F â
AtĂ© o finalâŠ. Z â
A professora deverĂĄ ficar atenta, pois possivelmente algumas palavras trazidas podem nĂŁo ter uma ilustração cabĂvel.
-8ÂȘ atividade:
Realizar um desfile de roupas e penteados africanos.
Recursos complementares:
-Livro: âO cabelo de LelĂȘâ â ValĂ©ria BelĂ©m;
-Peruca preta encaracolada;
-Bola de isopor;
-Adereços de cabelo;
-Escova e pente para cabelo;
-Folha de papel pardo;
-Piloto;
-Papel crepom;
-Cartolina;
-Folha de papel laminado;
-Folha de caderno meia pauta;
-TNT em diversas cores.
Avaliação:
Observar se no decorrer das atividades propostas os alunos mostraram-se interessados no tema abordado.
O comprometimento de cada criança frente às tarefas solicitadas é uma forma de avaliação por parte da professora.
Verificar se os alunos conseguiram estabelecer relaçÔes entre as culturas afro descendentes; europĂ©ias e indĂgenas como formação da cultura brasileira.
Avaliar se os alunos estabeleceram relação entre as diferentes etnias que compÔem o povo brasileiro.
Observar se conseguiram expor suas ideias com clareza, questionando de forma respeitosa e sem preconceito.
ApĂłs a brincadeira, a professora solicitarĂĄ aos alunos que elaborem um texto contando da LelĂȘ criada por cada um deles, de forma individual e com ilustração em uma folha de caderno meia pauta.
No segundo momento, a professora pedirĂĄ que os alunos oralmente, criem outra histĂłria de LelĂȘ, obedecendo a ordenação e seqĂŒĂȘncia dos fatos ( começo, meio e fim ).
Enquanto cada aluno narra partes da história, a professora farå o registro em um blocão, na posição de escrita da turma, no momento.
-4ÂȘ atividade:
Após a história devidamente registrada, a professora farå a proposta de que a turma realize a dramatização da história elaborada por eles no blocão.
Para que haja a dramatização, a professora solicitarå que a turma seja dividida em quatro grupos com cinco componentes cada, com a finalidade de, fazer a escolha dos personagens e suas falas, através de um sorteio.
Realizado o sorteio, serĂĄ feita a escolha do tĂtulo da peça a ser dramatizada.
Para a dramatização, a professora farå a proposta que cada grupo assuma uma das seguintes tarefas : cenårio, figurino, tempo de ensaio e elaboração do convite divertido para as outras turmas assistirem à peça.
-5ÂȘ atividade:
Entregar a cada criança um desenho com a carinha de LelĂȘ, onde deverĂĄ recortar e colar em uma folha de papel A4, completando o desenho do seu corpo.
Depois cada criança registrarĂĄ na prĂłpria folha como se sentem com âO cabelo de LelĂȘâ.
-6ÂȘ atividade:
A professora conversa com os alunos sobre a influĂȘncia africana no Brasil.
Faz uma listagem sobre os tipos de heranças africanas:
-ManifestaçÔes culturais;
-Alimentação;
-Palavras;
-ReligiĂŁo;
Escolhe com a classe dois aspectos citados acima para pesquisarem e assim conhecerem mais sobre o tema em questĂŁo.
-7ÂȘ atividade:
A professora faz uma pesquisa inicial apresentando à classe algumas palavras de origem africana próximas do vocabulårio das crianças.
Depois divide a turma em grupos e cada grupo fica responsĂĄvel por um grupo de letras do alfabeto que deverĂŁo pesquisar as palavras de origem africana e trazer para a sala de aula com seus respectivos significados.
Segue exemplo para iniciar o trabalho.
GLOSSĂRIO DE PALAVRAS DE ORIGEM AFRICANAS
PALAVRA SIGNIFICADO ILUSTRAĂĂO
A â AGOGO Instrumento musical
B â BAOBĂ Ărvore com um tronco enorme
C â CAFUNĂ Carinho, afago
D â DENGO Manha, birra
E â
F â
AtĂ© o finalâŠ. Z â
A professora deverĂĄ ficar atenta, pois possivelmente algumas palavras trazidas podem nĂŁo ter uma ilustração cabĂvel.
-8ÂȘ atividade:
Realizar um desfile de roupas e penteados africanos.
Recursos complementares:
-Livro: âO cabelo de LelĂȘâ â ValĂ©ria BelĂ©m;
-Peruca preta encaracolada;
-Bola de isopor;
-Adereços de cabelo;
-Escova e pente para cabelo;
-Folha de papel pardo;
-Piloto;
-Papel crepom;
-Cartolina;
-Folha de papel laminado;
-Folha de caderno meia pauta;
-TNT em diversas cores.
Avaliação:
Observar se no decorrer das atividades propostas os alunos mostraram-se interessados no tema abordado.
O comprometimento de cada criança frente às tarefas solicitadas é uma forma de avaliação por parte da professora.
Verificar se os alunos conseguiram estabelecer relaçÔes entre as culturas afro descendentes; europĂ©ias e indĂgenas como formação da cultura brasileira.
Avaliar se os alunos estabeleceram relação entre as diferentes etnias que compÔem o povo brasileiro.
Observar se conseguiram expor suas ideias com clareza, questionando de forma respeitosa e sem preconceito.
O cabelo de LelĂȘ
Valéria Belém
LelĂȘ nĂŁo gosta do que vĂȘ.
De onde vem tantos cachinhos?
Pergunta sem saber o que fazer.
Joga pra lĂĄ, puxa pra cĂĄ.
Jeito nĂŁo dĂĄ, jeito nĂŁo tem.
-De onde vem tantos cachinhos?
A pergunta se mantém.
Toda pergunta exige resposta.
Em um livro vou procurar!
Pensa LelĂȘ num canto a cismar.
Fuça aqui, fuça lå.
Mexe e remexe até encontrar o tal livro, muito sabido!que tudo aquilo pode explicar.
Depois do AtlĂąntico, a Ăfrica chama
e conta uma trama de sonhos e medos
de guerras e vidas e mortes no enredo.
Também de amor no enrolado cabelo.
Puxado, armado, crescido, enfeitado,
torcido, virado, batido, rodado.
SĂŁo tantos cabelos, tĂŁo lindos, tĂŁo belos!
LelĂȘ gosta do que vĂȘ
Vai Ă vida, vai ao vento,
Brinca e solta o sentimento.
Descobre a beleza de ser como Ă©
Herança trocada no ventre da raça do pai, do avĂł, de alĂ©m-mar atĂ©âŠ
O negro cabelo Ă© pura magia,
Encanta o menino e a quem se avizinha.
Que gira e roda no fuso da Terra.
De tantos cabelos que sĂŁo a memĂłria.
LelĂȘ jĂĄ sabe que em cada cachinho
Existe um pedaço de sua história
LelĂȘ ama o que vĂȘ! E vocĂȘ?
Valéria Belém
LelĂȘ nĂŁo gosta do que vĂȘ.
De onde vem tantos cachinhos?
Pergunta sem saber o que fazer.
Joga pra lĂĄ, puxa pra cĂĄ.
Jeito nĂŁo dĂĄ, jeito nĂŁo tem.
-De onde vem tantos cachinhos?
A pergunta se mantém.
Toda pergunta exige resposta.
Em um livro vou procurar!
Pensa LelĂȘ num canto a cismar.
Fuça aqui, fuça lå.
Mexe e remexe até encontrar o tal livro, muito sabido!que tudo aquilo pode explicar.
Depois do AtlĂąntico, a Ăfrica chama
e conta uma trama de sonhos e medos
de guerras e vidas e mortes no enredo.
Também de amor no enrolado cabelo.
Puxado, armado, crescido, enfeitado,
torcido, virado, batido, rodado.
SĂŁo tantos cabelos, tĂŁo lindos, tĂŁo belos!
LelĂȘ gosta do que vĂȘ
Vai Ă vida, vai ao vento,
Brinca e solta o sentimento.
Descobre a beleza de ser como Ă©
Herança trocada no ventre da raça do pai, do avĂł, de alĂ©m-mar atĂ©âŠ
O negro cabelo Ă© pura magia,
Encanta o menino e a quem se avizinha.
Que gira e roda no fuso da Terra.
De tantos cabelos que sĂŁo a memĂłria.
LelĂȘ jĂĄ sabe que em cada cachinho
Existe um pedaço de sua história
LelĂȘ ama o que vĂȘ! E vocĂȘ?
Nenhum comentĂĄrio:
Postar um comentĂĄrio