O cabelo de Lelê
Livro: O cabelo de Lelê
De: Valéria Belém
Ilustrações: Adriana Mendonça
Editora: Companhia Editora Nacional
Sinopse:
Lelê não gosta do que vê - de onde vem tantos cachinhos? Ela vive a se perguntar. E essa resposta ela encontra num livro, em que descobre sua história e a beleza da herança africana.
Público alvo:
-Alunos das séries iniciais e ensino fundamental.
Objetivos:
-Conhecer as influências culturais afrodescendentes;
-Valorizar a cultura afrodescendente;
-Construir a relação do passado – presente – futuro;
-Apontar diferenças e semelhanças;
-Participar de uma manifestação afrodescendente;
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com os alunos:
-Ler e interpretar histórias;
-Opinar sobre a história contada;
-Ter criatividade em elaborar outra história a partir da que foi apresentada;
-Ter desenvoltura para dramatizar uma história;
-Ter noçõesbásicas de temporalidade - ontem, hoje e amanhã.
Estratégias e recursos da aula:
-1ª atividade:
A professora inicia a aula lendo e apresentando o livro “O cabelo de Lelê” da autora Valéria Belém.
Explora a capa do livro, pergunta qual a ideia que eles têm sobre o livro.
OBS: Professora aproveite esse momento para perceber quais informações e conceitos que eles têm acerca do tema.
-2ª atividade:
A professora propõe à turma uma contação de historia do livro: “O cabelos de Lelê ” , de Valéria Belém – Editora Nacional.
Os alunos deverão sentar-se em roda para ouvir a história que a professora contará.
Após a contação da história, a professora fará algumas indagações à turma, que por sua vez responderá de maneira informal as seguintes questões:
-Como é o cabelo de Lelê?-Quais são as características principais de Lelê?
-Por que Lelê apresenta tais características?
-Qual será a razão de Lelê apresentar tais características?
-Na sala de aula existe algum colega que apresente tais características? Justifique sua resposta.
Após as indagações a professora dividirá a turma em quatro grupos com cinco componentes cada, distribuirá uma peruca preta e encaracolada, uma bola de isopor do tamanho de uma cabeça infantil, pente, escova de cabelos e enfeites. Solicitará que os grupos de maneira lúdica experimentem explorar os cabelos de Lelê.
-3ª atividade:
Após a brincadeira, a professora solicitará aos alunos que elaborem um texto contando da Lelê criada por cada um deles, de forma individual e com ilustração em uma folha de caderno meia pauta.
No segundo momento, a professora pedirá que os alunos oralmente, criem outra história de Lelê, obedecendo a ordenação e seqüência dos fatos ( começo, meio e fim ).
Enquanto cada aluno narra partes da história, a professora fará o registro em um blocão, na posição de escrita da turma, no momento.
-4ª atividade:
Após a história devidamente registrada, a professora fará a proposta de que a turma realize a dramatização da história elaborada por eles no blocão.
Para que haja a dramatização, a professora solicitará que a turma seja dividida em quatro grupos com cinco componentes cada, com a finalidade de, fazer a escolha dos personagens e suas falas, através de um sorteio.
Realizado o sorteio, será feita a escolha do título da peça a ser dramatizada.
Para a dramatização, a professora fará a proposta que cada grupo assuma uma das seguintes tarefas : cenário, figurino, tempo de ensaio e elaboração do convite divertido para as outras turmas assistirem à peça.
-5ª atividade:
Entregar a cada criança um desenho com a carinha de Lelê, onde deverá recortar e colar em uma folha de papel A4, completando o desenho do seu corpo.
Depois cada criança registrará na própria folha como se sentem com “O cabelo de Lelê”.
-6ª atividade:
A professora conversa com os alunos sobre a influência africana no Brasil.
Faz uma listagem sobre os tipos de heranças africanas:
-Manifestações culturais;
-Alimentação;
-Palavras;
-Religião;
Escolhe com a classe dois aspectos citados acima para pesquisarem e assim conhecerem mais sobre o tema em questão.
-7ª atividade:
A professora faz uma pesquisa inicial apresentando à classe algumas palavras de origem africana próximas do vocabulário das crianças.
Depois divide a turma em grupos e cada grupo fica responsável por um grupo de letras do alfabeto que deverão pesquisar as palavras de origem africana e trazer para a sala de aula com seus respectivos significados.
Segue exemplo para iniciar o trabalho.
GLOSSÁRIO DE PALAVRAS DE ORIGEM AFRICANAS
PALAVRA SIGNIFICADO ILUSTRAÇÃO
A – AGOGO Instrumento musical
B – BAOBÁ Árvore com um tronco enorme
C – CAFUNÉ Carinho, afago
D – DENGO Manha, birra
E –
F –
Até o final…. Z –
A professora deverá ficar atenta, pois possivelmente algumas palavras trazidas podem não ter uma ilustração cabível.
-8ª atividade:
Realizar um desfile de roupas e penteados africanos.
Recursos complementares:
-Livro: “O cabelo de Lelê” – Valéria Belém;
-Peruca preta encaracolada;
-Bola de isopor;
-Adereços de cabelo;
-Escova e pente para cabelo;
-Folha de papel pardo;
-Piloto;
-Papel crepom;
-Cartolina;
-Folha de papel laminado;
-Folha de caderno meia pauta;
-TNT em diversas cores.
Avaliação:
Observar se no decorrer das atividades propostas os alunos mostraram-se interessados no tema abordado.
O comprometimento de cada criança frente às tarefas solicitadas é uma forma de avaliação por parte da professora.
Verificar se os alunos conseguiram estabelecer relações entre as culturas afro descendentes; européias e indígenas como formação da cultura brasileira.
Avaliar se os alunos estabeleceram relação entre as diferentes etnias que compõem o povo brasileiro.
Observar se conseguiram expor suas ideias com clareza, questionando de forma respeitosa e sem preconceito.
Após a brincadeira, a professora solicitará aos alunos que elaborem um texto contando da Lelê criada por cada um deles, de forma individual e com ilustração em uma folha de caderno meia pauta.
No segundo momento, a professora pedirá que os alunos oralmente, criem outra história de Lelê, obedecendo a ordenação e seqüência dos fatos ( começo, meio e fim ).
Enquanto cada aluno narra partes da história, a professora fará o registro em um blocão, na posição de escrita da turma, no momento.
-4ª atividade:
Após a história devidamente registrada, a professora fará a proposta de que a turma realize a dramatização da história elaborada por eles no blocão.
Para que haja a dramatização, a professora solicitará que a turma seja dividida em quatro grupos com cinco componentes cada, com a finalidade de, fazer a escolha dos personagens e suas falas, através de um sorteio.
Realizado o sorteio, será feita a escolha do título da peça a ser dramatizada.
Para a dramatização, a professora fará a proposta que cada grupo assuma uma das seguintes tarefas : cenário, figurino, tempo de ensaio e elaboração do convite divertido para as outras turmas assistirem à peça.
-5ª atividade:
Entregar a cada criança um desenho com a carinha de Lelê, onde deverá recortar e colar em uma folha de papel A4, completando o desenho do seu corpo.
Depois cada criança registrará na própria folha como se sentem com “O cabelo de Lelê”.
-6ª atividade:
A professora conversa com os alunos sobre a influência africana no Brasil.
Faz uma listagem sobre os tipos de heranças africanas:
-Manifestações culturais;
-Alimentação;
-Palavras;
-Religião;
Escolhe com a classe dois aspectos citados acima para pesquisarem e assim conhecerem mais sobre o tema em questão.
-7ª atividade:
A professora faz uma pesquisa inicial apresentando à classe algumas palavras de origem africana próximas do vocabulário das crianças.
Depois divide a turma em grupos e cada grupo fica responsável por um grupo de letras do alfabeto que deverão pesquisar as palavras de origem africana e trazer para a sala de aula com seus respectivos significados.
Segue exemplo para iniciar o trabalho.
GLOSSÁRIO DE PALAVRAS DE ORIGEM AFRICANAS
PALAVRA SIGNIFICADO ILUSTRAÇÃO
A – AGOGO Instrumento musical
B – BAOBÁ Árvore com um tronco enorme
C – CAFUNÉ Carinho, afago
D – DENGO Manha, birra
E –
F –
Até o final…. Z –
A professora deverá ficar atenta, pois possivelmente algumas palavras trazidas podem não ter uma ilustração cabível.
-8ª atividade:
Realizar um desfile de roupas e penteados africanos.
Recursos complementares:
-Livro: “O cabelo de Lelê” – Valéria Belém;
-Peruca preta encaracolada;
-Bola de isopor;
-Adereços de cabelo;
-Escova e pente para cabelo;
-Folha de papel pardo;
-Piloto;
-Papel crepom;
-Cartolina;
-Folha de papel laminado;
-Folha de caderno meia pauta;
-TNT em diversas cores.
Avaliação:
Observar se no decorrer das atividades propostas os alunos mostraram-se interessados no tema abordado.
O comprometimento de cada criança frente às tarefas solicitadas é uma forma de avaliação por parte da professora.
Verificar se os alunos conseguiram estabelecer relações entre as culturas afro descendentes; européias e indígenas como formação da cultura brasileira.
Avaliar se os alunos estabeleceram relação entre as diferentes etnias que compõem o povo brasileiro.
Observar se conseguiram expor suas ideias com clareza, questionando de forma respeitosa e sem preconceito.
O cabelo de Lelê
Valéria Belém
Lelê não gosta do que vê.
De onde vem tantos cachinhos?
Pergunta sem saber o que fazer.
Joga pra lá, puxa pra cá.
Jeito não dá, jeito não tem.
-De onde vem tantos cachinhos?
A pergunta se mantém.
Toda pergunta exige resposta.
Em um livro vou procurar!
Pensa Lelê num canto a cismar.
Fuça aqui, fuça lá.
Mexe e remexe até encontrar o tal livro, muito sabido!que tudo aquilo pode explicar.
Depois do Atlântico, a África chama
e conta uma trama de sonhos e medos
de guerras e vidas e mortes no enredo.
Também de amor no enrolado cabelo.
Puxado, armado, crescido, enfeitado,
torcido, virado, batido, rodado.
São tantos cabelos, tão lindos, tão belos!
Lelê gosta do que vê
Vai à vida, vai ao vento,
Brinca e solta o sentimento.
Descobre a beleza de ser como é
Herança trocada no ventre da raça do pai, do avó, de além-mar até…
O negro cabelo é pura magia,
Encanta o menino e a quem se avizinha.
Que gira e roda no fuso da Terra.
De tantos cabelos que são a memória.
Lelê já sabe que em cada cachinho
Existe um pedaço de sua história
Lelê ama o que vê! E você?
Valéria Belém
Lelê não gosta do que vê.
De onde vem tantos cachinhos?
Pergunta sem saber o que fazer.
Joga pra lá, puxa pra cá.
Jeito não dá, jeito não tem.
-De onde vem tantos cachinhos?
A pergunta se mantém.
Toda pergunta exige resposta.
Em um livro vou procurar!
Pensa Lelê num canto a cismar.
Fuça aqui, fuça lá.
Mexe e remexe até encontrar o tal livro, muito sabido!que tudo aquilo pode explicar.
Depois do Atlântico, a África chama
e conta uma trama de sonhos e medos
de guerras e vidas e mortes no enredo.
Também de amor no enrolado cabelo.
Puxado, armado, crescido, enfeitado,
torcido, virado, batido, rodado.
São tantos cabelos, tão lindos, tão belos!
Lelê gosta do que vê
Vai à vida, vai ao vento,
Brinca e solta o sentimento.
Descobre a beleza de ser como é
Herança trocada no ventre da raça do pai, do avó, de além-mar até…
O negro cabelo é pura magia,
Encanta o menino e a quem se avizinha.
Que gira e roda no fuso da Terra.
De tantos cabelos que são a memória.
Lelê já sabe que em cada cachinho
Existe um pedaço de sua história
Lelê ama o que vê! E você?
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