quinta-feira, 9 de novembro de 2023

📚 SequĂȘncia DidĂĄtica: O cabelo de LelĂȘ - ValĂ©ria BelĂ©m


SequĂȘncia DidĂĄtica:
O cabelo de LelĂȘ

Livro: O cabelo de LelĂȘ
De: ValĂ©ria BelĂ©m 
IlustraçÔes: Adriana Mendonça 
Editora: Companhia Editora Nacional
Sinopse:
LelĂȘ nĂŁo gosta do que vĂȘ - de onde vem tantos cachinhos? Ela vive a se perguntar. E essa resposta ela encontra num livro, em que descobre sua histĂłria e a beleza da herança africana. 

PĂșblico alvo:
-Alunos das séries iniciais e ensino fundamental.

Objetivos:
-Conhecer as influĂȘncias culturais afrodescendentes;
-Valorizar a cultura afrodescendente;
-Construir a relação do passado – presente – futuro;
-Apontar diferenças e semelhanças;
-Participar de uma manifestação afrodescendente;

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com os alunos:
-Ler e interpretar histĂłrias;
-Opinar sobre a histĂłria contada;
-Ter criatividade em elaborar outra histĂłria a partir da que foi apresentada;
-Ter desenvoltura para dramatizar uma histĂłria;
-Ter noçÔesbåsicas de temporalidade - ontem, hoje e amanhã.

Estratégias e recursos da aula:
-1ÂȘ atividade:
A professora inicia a aula lendo e apresentando o livro “O cabelo de LelĂȘ” da autora ValĂ©ria BelĂ©m.
Explora a capa do livro, pergunta qual a ideia que eles tĂȘm sobre o livro.
OBS: Professora aproveite esse momento para perceber quais informaçÔes e conceitos que eles tĂȘm acerca do tema.

-2ÂȘ atividade:
A professora propĂ”e Ă  turma uma contação de historia do livro: “O cabelos de LelĂȘ ” , de ValĂ©ria BelĂ©m – Editora Nacional.
Os alunos deverĂŁo sentar-se em roda para ouvir a histĂłria que a professora contarĂĄ.
Após a contação da história, a professora farå algumas indagaçÔes à turma, que por sua vez responderå de maneira informal as seguintes questÔes:
-Como Ă© o cabelo de LelĂȘ?
-Quais sĂŁo as caracterĂ­sticas principais de LelĂȘ?
-Por que LelĂȘ apresenta tais caracterĂ­sticas?
-Qual serĂĄ a razĂŁo de LelĂȘ apresentar tais caracterĂ­sticas?
-Na sala de aula existe algum colega que apresente tais caracterĂ­sticas? Justifique sua resposta.
ApĂłs as indagaçÔes a professora dividirĂĄ a turma em quatro grupos com cinco componentes cada, distribuirĂĄ uma peruca preta e encaracolada, uma bola de isopor do tamanho de uma cabeça infantil, pente, escova de cabelos e enfeites. SolicitarĂĄ que os grupos de maneira lĂșdica experimentem explorar os cabelos de LelĂȘ.

-3ÂȘ atividade:
ApĂłs a brincadeira, a professora solicitarĂĄ aos alunos que elaborem um texto contando da LelĂȘ criada por cada um deles, de forma individual e com ilustração em uma folha de caderno meia pauta.
No segundo momento, a professora pedirĂĄ que os alunos oralmente, criem outra histĂłria de LelĂȘ, obedecendo a ordenação e seqĂŒĂȘncia dos fatos ( começo, meio e fim ).
Enquanto cada aluno narra partes da história, a professora farå o registro em um blocão, na posição de escrita da turma, no momento.

-4ÂȘ atividade:
Após a história devidamente registrada, a professora farå a proposta de que a turma realize a dramatização da história elaborada por eles no blocão.
Para que haja a dramatização, a professora solicitarå que a turma seja dividida em quatro grupos com cinco componentes cada, com a finalidade de, fazer a escolha dos personagens e suas falas, através de um sorteio.
Realizado o sorteio, serå feita a escolha do título da peça a ser dramatizada.
Para a dramatização, a professora farå a proposta que cada grupo assuma uma das seguintes tarefas : cenårio, figurino, tempo de ensaio e elaboração do convite divertido para as outras turmas assistirem à peça.

-5ÂȘ atividade:
Entregar a cada criança um desenho com a carinha de LelĂȘ, onde deverĂĄ recortar e colar em uma folha de papel A4, completando o desenho do seu corpo.
Depois cada criança registrarĂĄ  na prĂłpria folha como se sentem com “O cabelo de LelĂȘ”.

-6ÂȘ atividade:
A professora conversa com os alunos sobre a influĂȘncia africana no Brasil.
Faz uma listagem sobre os tipos de heranças africanas:
-ManifestaçÔes culturais;
-Alimentação;
-Palavras;
-ReligiĂŁo;
Escolhe com a classe dois aspectos citados acima para pesquisarem e assim conhecerem mais sobre o tema em questĂŁo.

-7ÂȘ atividade:
A professora faz uma pesquisa inicial apresentando à classe algumas palavras de origem africana próximas do vocabulårio das crianças.
Depois divide a turma em grupos e cada grupo fica responsĂĄvel por um grupo de letras do alfabeto que deverĂŁo pesquisar as palavras de origem africana e trazer para a sala de aula com seus respectivos significados.
Segue exemplo para iniciar o trabalho.
GLOSSÁRIO DE PALAVRAS DE ORIGEM AFRICANAS
PALAVRA       SIGNIFICADO                            ILUSTRAÇÃO
A – AGOGO     Instrumento musical
B – BAOBÁ      Árvore com um tronco enorme
C – CAFUNÉ   Carinho, afago
D – DENGO     Manha, birra
E –
F –
AtĂ© o final
. Z –
A professora deverå ficar atenta, pois possivelmente algumas palavras trazidas podem não ter uma ilustração cabível.

-8ÂȘ atividade:
Realizar um desfile de roupas e penteados africanos.

Recursos complementares:
-Livro: “O cabelo de LelĂȘ” – ValĂ©ria BelĂ©m;
-Peruca preta encaracolada;
-Bola de isopor;
-Adereços de cabelo;
-Escova e pente para cabelo;
-Folha de papel pardo;
-Piloto;
-Papel crepom;
-Cartolina;
-Folha de papel laminado;
-Folha de caderno meia pauta;
-TNT em diversas cores.

Avaliação:
Observar se no decorrer das atividades  propostas os alunos mostraram-se interessados no tema abordado.
O comprometimento de cada criança frente às tarefas solicitadas é uma forma de avaliação por parte da professora.
Verificar se os alunos conseguiram estabelecer relaçÔes entre as culturas afro descendentes; européias e indígenas como formação da cultura brasileira.
Avaliar se os alunos estabeleceram relação entre as diferentes etnias que compÔem o povo brasileiro.
Observar se conseguiram expor suas ideias com clareza, questionando de forma respeitosa e sem preconceito.

O cabelo de LelĂȘ
Valéria Belém

LelĂȘ  nĂŁo gosta do que vĂȘ.
De onde vem tantos cachinhos?
Pergunta sem saber o que fazer.

Joga pra lĂĄ, puxa pra cĂĄ.
Jeito nĂŁo dĂĄ, jeito nĂŁo tem.

-De onde vem tantos cachinhos? 
A pergunta se mantĂ©m. 

Toda pergunta exige resposta.
Em um livro vou procurar!
Pensa LelĂȘ num canto a cismar.

Fuça aqui, fuça lå.
Mexe e remexe até encontrar o tal livro, muito sabido!que tudo aquilo pode explicar.

Depois do Atlùntico, a África chama
e conta uma trama de sonhos e medos
de guerras e vidas e mortes no enredo.
Também de amor no enrolado cabelo.

Puxado, armado, crescido, enfeitado,
torcido, virado,  batido, rodado. 
SĂŁo tantos cabelos, tĂŁo lindos,  tĂŁo belos!

LelĂȘ gosta do que vĂȘ
Vai Ă  vida, vai ao vento,
Brinca e solta o sentimento.

Descobre a beleza de ser como Ă©
Herança trocada no ventre da raça do pai, do avĂł, de alĂ©m-mar até 

O negro cabelo Ă© pura magia,
Encanta o menino e a quem se avizinha.
Que gira e roda no fuso da Terra.
De tantos cabelos que sĂŁo a memĂłria.

LelĂȘ jĂĄ sabe que em cada cachinho
Existe um pedaço de sua história
LelĂȘ ama o que vĂȘ! E vocĂȘ?

Nenhum comentĂĄrio:

Postar um comentĂĄrio