Projeto:
As Tranças de Bintou
Livro: As tranças de Bintou
De: Sylviane A. Diouf
Ilustrações: Shane W. Evans
Editora: CosacNaify
Sinopse:
Público alvo:
-Educação infantil e fundamental.
1 - Linguagem:
Conteúdo:
- Leitura de imagem e produção textual;
Eixos: Linguagem Oral e Escrita / Identidade e Autonomia.
Objetivos:
- Respeitar diferentes culturas;
- Refletir acerca de seus desejos;
- Produzir texto a partir de leitura de imagem.
Estratégias e recursos da aula:
-Alunos sentados em círculo;
a) O lugar onde Bintou mora é igual sua cidade?
b) Por que Bintou não podia ter tranças?
c) Aqui no Brasil qualquer criança pode usar tranças?
d) Qual era o maio desejo de Bintou?
e) E qual seu maior desejo?
As Tranças de Bintou
Livro: As tranças de Bintou
De: Sylviane A. Diouf
Ilustrações: Shane W. Evans
Editora: CosacNaify
Sinopse:
O sonho de Bintou, uma menina africana, é ter tranças como todas as mulheres mais velhas de sua aldeia. Mas, como ainda é criança, tem de se contentar com os birotes. A autora Sylviane A. Diouf, filha de pai senegalês e mãe francesa, criou uma delicada história sobre a angústia do rito de passagem e o aprendizado do crescimento. As ilustrações de Shane W. Evans reforçam beleza, tradição e encantamento da cultura africana. Um belo exercício de respeito à pluralidade cultural e ao amadurecimento. Para crianças alfabetizadas.
Público alvo:
-Educação infantil e fundamental.
1 - Linguagem:
Conteúdo:
- Leitura de imagem e produção textual;
Eixos: Linguagem Oral e Escrita / Identidade e Autonomia.
Objetivos:
- Respeitar diferentes culturas;
- Refletir acerca de seus desejos;
- Produzir texto a partir de leitura de imagem.
Estratégias e recursos da aula:
-Alunos sentados em círculo;
-Apresentação de Slides do livro “As tranças de Bintou” de Sylviane Anna Diouf e leitura feita pelo professor;
-Roda de conversa sobre o texto apresentado:a) O lugar onde Bintou mora é igual sua cidade?
b) Por que Bintou não podia ter tranças?
c) Aqui no Brasil qualquer criança pode usar tranças?
d) Qual era o maio desejo de Bintou?
e) E qual seu maior desejo?
-Após roda de conversa pedir que cada criança registre um de seus desejos em uma folha, escreva abaixo seu nome e coloque dentro da caixinha de desejos que será previamente preparada pela professora.
Obs: A criança poderá registrar seu desejo em forma de desenho...
Em seguida o professor retira aleatoriamente um dos desejos, e convida a criança responsável por ele para contá-lo para a turma.
Por último pedir que cada criança escolha uma das imagens do livro e escreva um texto sobre ela.
Caso a criança não tenha desenvolvido ainda a capacidade de escrever o registro poderá ser feito em forma de desenho e apresentado oralmente para os colegas ou ainda o professor poderá registrar a fala do aluno.
Recursos:
-Livro, Data show ou Utltrabook, folhas de papel ofício, caixas de sapatos, lápis de cor.
Avaliação:
-Será realizada por meio do debate e da leitura individual das histórias escritas.
2 - Proposta de atividade Natureza e Sociedade:
Conteúdo:
-Objetos e processos de transformação
-O Bairro;
-Cores;
-Conceitos;
-Órgãos dos Sentidos.
Eixos de Trabalho: Estudos da Natureza e Sociedade, Matemática.
Objetivos:
-Conhecer algumas frutas e os seus nomes;
-Perceber os sabores das frutas (doce ou azeda);
-Conhecer os tamanhos de algumas frutas;
-Observar o bairro.
Estratégias e recursos da aula:
-Esta aula deverá ser realizada após pesquisa de campo em supermercado ou feira, onde as crianças poderão ver tocar e cheirar diversas frutas ou ainda o professor poderá sugerir que cada criança traga uma fruta de casa;
-Em sala de aula apresente as frutas para as crianças. Deixar que manipulem livremente cada uma depois e pedir que digam em voz alta seus nomes e características: (doce/azeda), (mole/dura), (pequena/grande) e sua cor, formato , etc...;
-Em um espaço reservado previamente o professor deverá cortar as frutas e possibilitar que as crianças observem como cada uma delas é por dentro, bem como seu cheiro e seus sabores;
-Em seguida o professor deve organizar as crianças em grupos e servir cada uma delas ou pedir que sirvam umas as outras;
-Por fim deve-se pedir que as crianças registrem este momento em forma de desenho ou o professor colherá as falas das crianças sobre a visita à quitanda pedindo que descrevam aspectos como:
a) Pontos por onde passaram;
b) Como foram recebidos na feira;
c) Quais placas foram vistas no caminho;
d) Que profissionais foram vistos trabalhando no percurso de ida e volta.
Avaliação:
Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:
-Identificaram algumas frutas pelo seu nome;
-Registraram, através do desenho, a aula vivenciada;
-Participaram dos momentos de apreciação das frutas.
-Observaram e narraram pontos importantes da ida até a feira.
-Livro, Data show ou Utltrabook, folhas de papel ofício, caixas de sapatos, lápis de cor.
Avaliação:
-Será realizada por meio do debate e da leitura individual das histórias escritas.
2 - Proposta de atividade Natureza e Sociedade:
Conteúdo:
-Objetos e processos de transformação
-O Bairro;
-Cores;
-Conceitos;
-Órgãos dos Sentidos.
Eixos de Trabalho: Estudos da Natureza e Sociedade, Matemática.
Objetivos:
-Conhecer algumas frutas e os seus nomes;
-Perceber os sabores das frutas (doce ou azeda);
-Conhecer os tamanhos de algumas frutas;
-Observar o bairro.
Estratégias e recursos da aula:
-Esta aula deverá ser realizada após pesquisa de campo em supermercado ou feira, onde as crianças poderão ver tocar e cheirar diversas frutas ou ainda o professor poderá sugerir que cada criança traga uma fruta de casa;
-Em sala de aula apresente as frutas para as crianças. Deixar que manipulem livremente cada uma depois e pedir que digam em voz alta seus nomes e características: (doce/azeda), (mole/dura), (pequena/grande) e sua cor, formato , etc...;
-Em um espaço reservado previamente o professor deverá cortar as frutas e possibilitar que as crianças observem como cada uma delas é por dentro, bem como seu cheiro e seus sabores;
-Em seguida o professor deve organizar as crianças em grupos e servir cada uma delas ou pedir que sirvam umas as outras;
-Por fim deve-se pedir que as crianças registrem este momento em forma de desenho ou o professor colherá as falas das crianças sobre a visita à quitanda pedindo que descrevam aspectos como:
a) Pontos por onde passaram;
b) Como foram recebidos na feira;
c) Quais placas foram vistas no caminho;
d) Que profissionais foram vistos trabalhando no percurso de ida e volta.
Avaliação:
Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:
-Identificaram algumas frutas pelo seu nome;
-Registraram, através do desenho, a aula vivenciada;
-Participaram dos momentos de apreciação das frutas.
-Observaram e narraram pontos importantes da ida até a feira.
3 - Proposta de atividade Matemática:
Conteúdo:
-Sequência numérica;
-Número e quantidade;
-Agrupamento.
Eixo de trabalho: Matemática
Objetivos:
-Relacionar numerais às quantidades correspondentes;
-Fazer contagem e registro;
-Desenvolver o raciocínio lógico;
-Organizar objetos em uma sequência numérica;
-Agrupar grãos de milho, feijão etc...
Estratégias e recursos da aula:
-Apresentar uma das páginas do livro onde aparece Bintou e pedir que façam a contagem do número de birotes em sua cabeça;
-Registrar o numeral 4 no quadro e pedir que cada criança agrupe 4 grãos de milho, feijão ou pedrinhas. Em seguida apresentar seis bonecas, cada uma com um número de birotes de 0 a 5 e pedir que as crianças coloquem na sequência;
-Escrever a sequência no quadro de giz em uma reta numérica;
-Colocar as bonecas em uma caixa e pedir que cada criança em sua vez retire uma, conte o número de birotes e escreva no quadro o numeral correspondente;
-Em outro momento o professor oferecerá fios de lá e pedirá que cada criança faça uma trança para Bintou;
-Desenhar uma menina no quadro e pedir que cada criança cole sua trança nela.Utilizar fita crepe ou durex para colar as tranças;
Ao final as crianças deverão desenhar Bintou com 5 lindas tranças.
Recursos:
-Livro, pedrinhas, grãos, quadro,bonecas, caixa, lã, fita crepe, durex, folhas de ofício.
Avaliação:
O professor deverá ao final da aula observar se o aluno:
-Contou e registrou o número de birotes;
-Colocou as bonecas na sequência corretamente;
-Registrou em forma de desenho a personagem do livro com o número indicado de tranças.
4 - Proposta de atividade Artes e Música:
Conteúdo:
-Dramatização e confecção de instrumentos musicais.
Eixos Trabalhados: Artes e Música, Linguagem Oral e Escrita.
Estratégias e recursos da aula:
-Propor para as crianças a confecção de instrumento musical com sucata;
-Sugerir a confecção de um chocalho;
-Disponibilizar potes de danoninho, grãos de arroz, feijão, milho, palitos de churrasco e durex.
Pedir que cada criança escolha um tipo de grão para confecção de seu chocalho, para que eles tenham sons diferentes;
-Após confecção do chocalho, deixar que as crianças criem cenas de como imaginam a cena da festa no batizado do irmão de Bintou;
-Junto com as crianças criar uma música paródia de cantiga de roda sobre a história de Bintou e cantar em diversos ritmos;
-Fazer registro da aula em desenho.
Recursos:
-Potes de Danoninho, Grãos diversos, durex, palitos de churrasco, folha de ofício, cola, lápis de cor, canetinhas, pincel e tinta.
Avaliação:
Ao final da aula o professor deverá observar se os alunos:
-Participaram ativamente do processo de confecção do chocalho;
-Participaram ativamente da dramatização;
-Fizeram o registro de suas vivências.
Conteúdo:
-Sequência numérica;
-Número e quantidade;
-Agrupamento.
Eixo de trabalho: Matemática
Objetivos:
-Relacionar numerais às quantidades correspondentes;
-Fazer contagem e registro;
-Desenvolver o raciocínio lógico;
-Organizar objetos em uma sequência numérica;
-Agrupar grãos de milho, feijão etc...
Estratégias e recursos da aula:
-Apresentar uma das páginas do livro onde aparece Bintou e pedir que façam a contagem do número de birotes em sua cabeça;
-Registrar o numeral 4 no quadro e pedir que cada criança agrupe 4 grãos de milho, feijão ou pedrinhas. Em seguida apresentar seis bonecas, cada uma com um número de birotes de 0 a 5 e pedir que as crianças coloquem na sequência;
-Escrever a sequência no quadro de giz em uma reta numérica;
-Colocar as bonecas em uma caixa e pedir que cada criança em sua vez retire uma, conte o número de birotes e escreva no quadro o numeral correspondente;
-Em outro momento o professor oferecerá fios de lá e pedirá que cada criança faça uma trança para Bintou;
-Desenhar uma menina no quadro e pedir que cada criança cole sua trança nela.Utilizar fita crepe ou durex para colar as tranças;
Ao final as crianças deverão desenhar Bintou com 5 lindas tranças.
Recursos:
-Livro, pedrinhas, grãos, quadro,bonecas, caixa, lã, fita crepe, durex, folhas de ofício.
Avaliação:
O professor deverá ao final da aula observar se o aluno:
-Contou e registrou o número de birotes;
-Colocou as bonecas na sequência corretamente;
-Registrou em forma de desenho a personagem do livro com o número indicado de tranças.
4 - Proposta de atividade Artes e Música:
Conteúdo:
-Dramatização e confecção de instrumentos musicais.
Eixos Trabalhados: Artes e Música, Linguagem Oral e Escrita.
Estratégias e recursos da aula:
-Propor para as crianças a confecção de instrumento musical com sucata;
-Sugerir a confecção de um chocalho;
-Disponibilizar potes de danoninho, grãos de arroz, feijão, milho, palitos de churrasco e durex.
Pedir que cada criança escolha um tipo de grão para confecção de seu chocalho, para que eles tenham sons diferentes;
-Após confecção do chocalho, deixar que as crianças criem cenas de como imaginam a cena da festa no batizado do irmão de Bintou;
-Junto com as crianças criar uma música paródia de cantiga de roda sobre a história de Bintou e cantar em diversos ritmos;
-Fazer registro da aula em desenho.
Recursos:
-Potes de Danoninho, Grãos diversos, durex, palitos de churrasco, folha de ofício, cola, lápis de cor, canetinhas, pincel e tinta.
Avaliação:
Ao final da aula o professor deverá observar se os alunos:
-Participaram ativamente do processo de confecção do chocalho;
-Participaram ativamente da dramatização;
-Fizeram o registro de suas vivências.
Nenhum comentário:
Postar um comentário