quinta-feira, 21 de setembro de 2023

📚 O burro e o grilo: leitura e interpretação de fábula


O burro e o grilo

Vinha um burro certa vez, alegremente a trotar, quando parou de repente, para ouvir um grilo cantar.

Que maravilhoso canto! Cante outra vez para mim. Eu tudo, tudo faria, para poder cantar assim. Ele canta muito bem e eu só consigo zurrar. Se eu comesse o que ele come, talvez pudesse cantar. 

-Escute aqui, amiguinho, você quando está com fome também gosta de capim? Diga-me o que você come.

-Ora, ora, eu como pouco, isso nem me dá trabalho. Minha comida aqui está: Eu me alimento de orvalho.

-Só de orvalho? Oh, muito bem, pois vou comê-lo também.

Desse dia em diante o coitado do burrinho de tanto comer orvalho ficou magrinho, magrinho. Depois tentou cantar, mas só conseguiu zurrar.

O grilo que nesse instante, de seu galho tudo ouvia, perguntou:

-"Que foi foi que houve? Por que essa gritaria?"

-Ai, amigo! Estou tão fraco, estou magro como o quê. De tanto comer orvalho, para cantar como você.

-Ora essa, que tolice! Não queira igualar-se a mim. Os burros devem zurrar e devem comer capim.

Moral: Pois que lhe sirva de lição, e que aprenda de uma vez: cada qual com seu destino, cada qual como Deus fez.

ATIVIDADE

1-Qual é o título do texto?

2-Quem são os personagens do texto?

3-Que gênero textual é esse?
(   )conto
(   )fábula
(   )poesia
Justifique sua resposta:

4-O que deixa o burro admirado ao encontrar o grilo?

5-A que o burro atribui o canto bonito do grilo?

6-Qual é o alimento do grilo e do burro?

7-O que o burro decide fazer para cantar igual ao grilo?

8-O que aconteceu com o burro depois de comer orvalho?

9-O burro consegue igualar-se ao grilo? Porquê?

10-Qual é o ensinamento que esse texto passa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário