Equinócio e solstício, eis duas palavras que de vez em quando ouvimos, mas nem sempre entendemos muito bem o que elas significam.
Estas palavras estão ligadas às estações do ano que vão decorrendo ao longo do tempo: equinócio da primavera, equinócio do outono, solstício de verão e solstício de inverno.
Então o que é o equinócio? O que é o solstício?
Solstício e equinócio são fenômenos astronômicos que marcam o início das estações do ano e estão relacionados à posição do Sol e à inclinação da Terra.
O solstício acontece quando os hemisférios atingem a maior inclinação possível em relação ao Sol (não em relação ao plano da órbita, pois essa mantém-se). Visto da superfície da Terra, quando se dá o solstício de verão o Sol atinge a posição mais alta no céu naquele hemisfério; no hemisfério oposto dá-se precisamente o contrário, o Sol atinge o ponto mais baixo no céu, sendo, portanto, o solstício de inverno.
Por volta do dia 20 ou 21 de junho, dá-se no Hemisfério Norte o solstício de verão, iniciando nesse dia essa estação do ano; no Hemisfério Sul dá-se o solstício de inverno, marcando assim o início do inverno. Por volta do dia 21 ou 22 de dezembro acontece exatamente o contrário, ou seja, solstício de inverno no Hemisfério Norte e solstício de verão no Hemisfério Sul.
A palavra equinócio tem origem no latim e significa “noite igual”. Quando se dá o equinócio, a duração do dia é igual à duração da noite em ambos os hemisférios.
Isso acontece normalmente por volta do dia 20 ou 21 de março de cada ano e por volta do dia 22 ou 23 de setembro também em cada ano. Em março, se estivermos no Hemisfério Norte, o equinócio dá início à primavera, se estivermos no Hemisfério Sul, dá início ao outono. Já o equinócio que acontece em setembro, se estivermos no Hemisfério Norte, assistimos ao início do outono, e se estivermos no Hemisfério Sul, assistimos ao início da primavera.
Equinócio
Nos equinócios, os raios solares incidem perpendicularmente sobre a Terra. No dia 22 ou 23/09 ocorrem o equinócio de primavera no Hemisfério Sul e o equinócio de outono no Hemisfério Norte; já no dia 20 ou 21/03 ocorrem o equinócio de primavera no Hemisfério Norte e o equinócio de outono no Hemisfério Sul.
Conforme a posição da Terra durante o movimento de translação, a duração do dia e da noite é diferenciada, ocorrendo momentos em que essa duração é igual e momentos em que é desigual. O momento em que o dia e a noite têm a mesma duração é denominado equinócio.
Solstício
Nos solstícios, os raios solares incidem com inclinação máxima sobre a Terra. No dia 21 ou 22/12 ocorrem o solstício de verão no Hemisfério Sul e o solstício de inverno no Hemisfério Norte; já no dia 20 ou 21/06 ocorrem o solstício de verão no Hemisfério Norte e o solstício de inverno no Hemisfério Sul. O solstício ocorre quando um dos hemisférios recebe mais e o outro menos iluminação solar.
Esse fenômeno em seu estágio máximo marca o início do verão ou do inverno em cada um dos hemisférios. No solstício de verão, os raios solares, ao atingirem o trópico do hemisfério que está mais inclinado em direção ao Sol, determinarão o dia mais longo e a noite mais curta do ano. Consequentemente, será inverno no outro hemisfério, que terá a noite mais longa e o dia mais curto do ano. O momento em que o dia ou a noite é mais longo é denominado solstício.
Movimentos de rotação e translação
Como resultado, há as estações do ano, marcadas pelos fenômenos astronômicos conhecidos como solstícios e equinócios.
A ROTAÇÃO refere-se ao movimento que Terra faz em torno do seu próprio eixo em um ciclo de aproximadamente 24 horas.
Já o MOVIMENTO DE TRANSLAÇÃO refere-se ao movimento que a Terra faz ao redor do Sol, com duração de aproximadamente 365 dias. Os movimentos de rotação e translação estão relacionados, respectivamente, com a definição dos dias e das noites e com a existência das estações do ano.
Em alguns momentos ao longo do movimento de translação, a Terra inclina-se em relação ao Sol, fazendo com que os raios solares incidam de maneira desigual nos dois hemisférios.
Como resultado, há as estações do ano, marcadas pelos fenômenos astronômicos conhecidos como solstícios e equinócios.
ATIVIDADE
1-Conceitue equinócio e solstício:
2-Qual fenômeno astronômico marca o início do inverno e do verão?
3-Qual fenômeno astronômico marca o início do outono e da primavera?
4-O verão inicia-se no Hemisfério Norte e no Hemisfério Sul, respectivamente, nos meses de:
5-O outono inicia-se no Hemisfério Norte e no Hemisfério Sul, respectivamente, nos meses de:
6-Escreva uma característica do fenômeno solstício:
7-Indique uma característica do fenômeno equinócio:
8-Explique o que é o movimento de rotação:
9-Explique o movimento de translação:
10-Qual é a importância das estações do ano?
Nenhum comentário:
Postar um comentário