segunda-feira, 28 de agosto de 2023

📚 Dia do Soldado


Dia do Soldado

Proteger a Nação é uma tarefa que exige coragem, característica que o soldado tem de sobra, por isso tem um dia só para ele: 25 de agosto.

Essa data foi escolhida por ser o dia de nascimento Luís Alves de Lima e Silva, mais conhecido como Duque de Caxias.

Duque de Caxias nasceu em 25 de agosto de 1803, em Porto Estrela, no Rio de Janeiro. Faleceu em 7 de maio de 1880, em Valença (Rio de Janeiro), aos 76 anos.

Duque de Caxias atuou em praticamente todos os conflitos que aconteceram no Brasil, no século XIX:
- participou das guerras da Independência da Bahia;
- combateu as revoltas durante o período regencial, no Rio Grande do Sul e no Maranhão;
- atuou na Guerra da Cisplatina;
- comandou o exército brasileiro no Paraguai.

Além disso, Duque de Caxias foi Senador do Império, Ministro da Guerra e Presidente do Conselho de Ministros.

Em 1923, foi instituída a comemoração do Dia do Soldado, em 25 de agosto, dia do nascimento de Caxias.

Posteriormente, ele seria escolhido como Patrono do Exército Brasileiro, em 1962.

Os Deveres, valores e ética do Soldado são: patriotismo, lealdade, probidade e coragem. Já o lema do Exército Brasileiro é honra, disciplina e lealdade.

Em território brasileiro, o serviço militar é obrigatório desde 1908. Todo homem com 18 anos de idade deve se alistar no Exército Brasileiro, na Marinha ou Aeronáutica, que pertencem ao Ministério de Defesa do Brasil. Embora não seja obrigatório para as mulheres, elas também podem seguir carreira militar.

A primeira mulher a defender o Brasil foi Maria Quitéria de Jesus. Em 1823, ela lutou pela Independência do Brasil, sendo a primeira mulher a ingressar em uma unidade militar. Em 28 de junho de 1996, Maria Quitéria foi reconhecida como "Patronesse do Quadro Complementar de Oficiais do Exército Brasileiro".

No entanto, a participação efetiva das mulheres, só se deu em 1943, durante a Segunda Guerra Mundial, período em que foram enviadas 73 enfermeiras hospitalares e 6 especialistas em transporte aéreo.

Após a guerra, essas mulheres foram condecoradas, ganharam a patente de oficial e licenciadas do serviço ativo militar.

O soldado está em atividade em tempos de guerra e também na manutenção da paz, dentro e fora do país. Além disso, presta auxílio à população em situações de calamidade, como ocorre em terremotos ou grandes inundações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário